capa do artigo "Entenda como acompanhar o pedido de registro de marca e veja como fazer o registro"

Entenda como acompanhar o pedido de registro de marca e veja como fazer o registro

Quem deseja registrar sua marca e proteger sua empresa busca esclarecer várias dúvidas sobre o tema assim como acompanhar o pedido de registro de marca. Além disso, muitas são as dúvidas sobre este procedimento, já que ele é um tanto burocrático.

Embora seja um procedimento com muitos detalhes técnicos, o registro de marca é tão importante quanto o registro da empresa na junta empresarial, ou seja, o CNPJ. Afinal, esta é a única maneira de comprovar que a marca é legalmente sua.

Pensando em esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto, fizemos este artigo onde você confere: 

O que é registro de marca

A importância de registrar sua marca

Como pedir o registro de marca no INPI

Mas, como acompanhar o pedido de registro de marca?

E, quem pode pedir registro de marca no brasil?

O que é registro de marca

O Registro de Marca se trata de um título emitido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) que comprova que uma marca é sua, permitindo seu uso com exclusividade em seu segmento de ação em todo o país. 

Na prática, esse título funciona como uma escritura de terreno, ou seja, um documento oficial, amparado por lei, que comprova que uma pessoa ou empresa é dona daquela marca. 

Deste modo, a marca se torna um patrimônio, ou seja, pode ser vendida, doada ou herdada. Além de ser a única forma de comprovar que uma marca é sua, você evita que outras pessoas ou empresas resolvam usá-la.

A importância de registrar sua marca

Em primeiro lugar, a maior vantagem de registrar sua marca é que somente assim você possui o direito legal de usá-la com exclusividade em todo território nacional. Assim, você garante a proteção comercial e jurídica, evitando a pirataria e o uso indevido por outras empresas.

Além disso, sua marca é a porta de entrada da sua empresa, se trata da percepção que seus clientes possuem de seu empreendimento. Então, são várias as vantagens de registrá-la, veja algumas:

  • Evita o uso indevido;
  • aumenta a credibilidade da sua empresa;
  • possibilita a criação de franquias;
  • permite o licenciamento e permissão do uso de marca;
  • atua como um diferencial competitivo no mercado;
  • fideliza mais clientes;
  • protege contra plágios.

Enfim, lembre-se que você dedicou tempo e dinheiro na criação de uma marca única e atrativa para seu negócio. Isso tem valor no ambiente empresarial, na busca de parcerias, por exemplo. Portanto, proteja seus investimentos.

Como pedir o registro de marca no INPI

Em primeiro lugar, verifique se a marca que você pretende registrar já não foi registrada por terceiro. Pois, já pensou você passar tempos escolhendo um nome para sua marca e ela já estar sendo usada? Então realize essa busca no site do INPI.

Assim, se a sua escolha se encontra disponível, você pode iniciar o processo de registro de marca, veja como fazer isso com este passo a passo:

  1. Acesse o portal do INPI e realize seu cadastro;
  2. Antes de fazer o requerimento do pedido de marca, você precisa pagar a Guia de Recolhimento, ou seja, o GRU;
  3. Para realizar este pagamento, clique em “custos e pagamentos”, depois em “marcar” e “sistema de emissão GRU”;
  4. Você será direcionado ao sistema de login, onde deverá usar o login e a senha que recebeu no momento do cadastro;
  5. Em seguida, você deverá conferir os dados de sua empresa e preencher os campos solicitados com atenção;
  6. Por fim, escolha o método de pagamento e pague esta taxa.

Após o pagamento, você precisará aguardar alguns dias até que o INPI reconheça. Lembre-se de não protocolar seu pedido antes do reconhecimento do pagamento, evitando que seu pedido seja negado.

Depois do pagamento reconhecido, volte ao site do INPI e selecione “sistemas e-marcas”, faça o login e digite o número da GRU que você emitiu. Com isso, você será direcionado ao formulário de requerimento de registro. 

Nesta etapa, você deve escolher o tipo de marca que você quer registrar: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional. Então, preencha todos os campos solicitados, inclusive a imagem, caso sua marca possua.

Por fim, selecione as categorias relacionadas com sua marca e classifique a imagem, caso você tenha uma, conforme a Classificação de Viana. Agora, basta acompanhar o seu pedido de registro.

Mas, como acompanhar o pedido de registro de marca?

Esta é a etapa mais demorada do procedimento, então, não adianta ter pressa porque este processo pode levar em torno de um ano. Mas, você precisa acompanhar semanalmente a Revista da Propriedade Industrial (RPI) para verificar se teve novidades em seu pedido.

Para isso, acesso sistema de busca no INPI com o número do seu protocolo e do seu processo. Assim, você terá acesso aos dados atualizados sobre seu pedido.

Fique atento, porque somente fazer o pedido do registro da sua marca não garante a exclusividade dela. Isso porque você precisa aguardar que seu pedido seja analisado e deferido.

No entanto, se acontecer que dois solicitantes registrem a mesma marca no mesmo tempo, o primeiro solicitante tem preferência na posse do registro. Assim, enquanto você aguarda, o INPI vai analisar o seu pedido e poderá pedir esclarecimentos antes de decidir sobre sua solicitação.

E, quem pode pedir registro de marca no brasil?

Qualquer pessoa pode pedir o registro de marca no país, ou seja, tanto pessoas físicas como empresas podem procurar o INPI para iniciar o registro.

Vale destacar que este registro tem duração de 10 anos e pode ser prorrogado por mais 10 anos. Além disso, no pagamento do GRU, algumas categorias contam com desconto, confira quais:

  • Pessoas físicas;
  • Microempreendedores Individuais (MEI);
  • Microempresas (ME);
  • Empresas de pequeno porte (EPP);
  • Entidades sem fins lucrativos;
  • Cooperativas;
  • Instituições de ensino pesquisa;
  • Órgãos públicos.

Sendo assim, você até pode optar por fazer o registro de marca sozinho, mas, ao contar com o apoio de uma empresa especializada, você terá toda uma estrutura preparada para realizar todas as etapas corretamente e acompanhar todo o processo.

Além de receber orientação em todo processo, você aumenta suas chances de ter seu pedido aceito. Portanto, faça seu registro de marca com a Allmark e inicie seu negócio com uma base sólida e segura para o crescimento da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba como escolher um empresa de registro de marca

Saiba como escolher um empresa de registro de marca

Duas opções fazem parte da escolha de todos os empresários que tomam a decisão de registrar a sua marca junto ao INPI: fazer todo o processo por conta ou contar com o auxílio de uma empresa de registro de marca. Apesar da primeira opção parecer mais vantajosa, ao observar rapidamente o funcionamento do registro de […]

LEIA MAIS
Descubra o que é a prorrogação do registro da marca e etapas para fazer

Descubra o que é a prorrogação do registro da marca e etapas para fazer

Se você possui uma marca registrada no Brasil há alguns anos e pretende continuar com ela sobre os seus domínios, é fundamental que você saiba o que é a prorrogação do registro da marca. De maneira similar a outros processos que envolvem o INPI, o pedido de prorrogação deve ser feito online, pelo site do […]

LEIA MAIS
Capa do artigo "Como funciona a lei de copyright? Descubra a importância do registro"

Como funciona a lei de copyright? Descubra a importância do registro

Garantir a proteção dos direitos autorais da sua produção evita dores de cabeça derivadas de cópias, plágios e reproduções indevidas. Confira como funciona a lei de copyright e por que investir no registro agora mesmo! Você já ouviu falar em copyright? O termo é extremamente relevante, pois garante a proteção do autor e de sua […]

LEIA MAIS