Descubra como a marca influencia a decisão de compra

Descubra como a marca influencia a decisão de compra

Entender como a marca influencia a decisão de compra é compreender não só a importância de sua definição e apresentação para o público, mas também saber posicioná-la conforme aquilo que os seus consumidores ideais esperam.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda como funciona esse poder de influência e qual é a sua contribuição para a construção de uma marca forte.

O que é uma marca?

Quando você decide vender um produto ou serviço, para que o público saiba que o item vendido te pertence, uma marca deve ser desenvolvida.

Fazem parte dessa marca o nome da sua empresa, um desenho que a represente - chamado logo - e variações que também permitem essa identificação pelos consumidores.

Como a marca influencia a decisão de compra

Agora que você já sabe o que é, vamos entender o poder de uma marca durante a compra.

Boa parte daquilo que influencia a nossa decisão de compra está no simbolismo da marca, no seu propósito, aquilo que ela representa para nós.

Essa representação pode acontecer de diferentes formas, como:

  • Identificação com a cultura da marca;
  • Durabilidade;
  • Aprovação social da marca;
  • Confiança na comunicação.

Esses aspectos podem ser comprovados através de pesquisa. Como um estudo realizado em 2021 simultaneamente nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália, que mostrou que 88% consideram a autenticidade um fator importante para definir as marcas que eles gostam e apoiam.

Outro estudo mostra que 55% dos consumidores consideram a história da marca importante para que eles passem a comprar os seus produtos.

Trazendo as pesquisas para o mercado brasileiro, uma pesquisa mostrou que 75% dos consumidores dizem considerar marcas locais em sua escolha, sendo que 76% acreditam que marcas locais produzem com mais qualidade.

4 Passos para fortalecer uma marca

Como você viu, são diferentes as formas de como a marca influencia a decisão de compra, e as marcas consideradas fortes agregam diferentes elementos.

Se você quer possuir uma marca forte, que influencia a decisão de compra, alguns passos podem ser seguidos, confira 4 deles abaixo:

Defina sua persona e o tom de voz

As personas são personagens fictícios que representam os consumidores ideais da sua marca. É para eles que os produtos serão criados e as comunicações do marketing realizadas.

Esse cliente fictício deve ser elaborado conforme pesquisas realizadas com o seu público, chegando a um personagem detalhado que é descrito não apenas como dados simples como faixa etária e gênero.

Dentro da definição da persona estão aspectos como: hábitos, o seu trabalho, o que ela faz no seu dia-a-dia, quem são os seus amigos, como ela convive com o mundo e etc.

Ao chegar em uma persona, você também chegará a um tom de voz.

Afinal, conforme as pessoas que o seu personagem interage e a sua visão de mundo, ela terá uma forma de se comunicar específica.

Por exemplo, se uma pesquisa para definir a persona foi feita e a conclusão foi de que os clientes ideias da marca são jovens que costumam usar linguagem informal, usuários ativos de redes sociais e se comunicam por mensagens, o tom de voz deve ser adequado para os atingir.

Marcas que alcançam diferentes públicos com seus diferentes produtos podem possuir diferentes personas, indicando o tom de voz e os canais de comunicação a serem utilizados para cada uma delas.

Aposte em um diferencial

O guru do Marketing mundial Seth Godin apresentou em seu livro Purple Cow aquilo que ele pensa ser a principal característica que as marcas no século XXI devem possuir, a notoriedade.

Essa notoriedade é aquele diferencial que destaca a marca, faz ela ser percebida em meio a tantas outras.

Escolha as suas batalhas

Parte da escolha de uma marca envolve a conexão, e isso pode ser gerado apresentando as pautas que a empresa defende.

Escolher as suas batalhas pode gerar o medo de perder os consumidores que não concordam com o seu posicionamento, mas por outro lado, isso pode trazer até você clientes mais fiéis que estarão não só dando suporte a sua marca, mas a uma causa.

Aplique uma identidade visual constante

Outro exemplo de como a marca influencia a decisão de compra é a identidade visual.

Marcas fortes costumam ter a característica de serem facilmente reconhecidas, como a Apple e o McDonald’s. Não é necessário sequer vermos o nome dessas empresas por inteiro, apenas de “bater o olho” em seus logos já as reconhecemos.

Exemplos de marcas fortes que influenciam o público

Ainda não está convencido da importância da marca na decisão de compra? Descubra alguns exemplos de empresas que alcançaram o sucesso através de suas marcas fortes.

Red Bull

A Red Bull é uma marca de energéticos mundialmente conhecida, e além das propagandas icônicas, outro fator contribuiu para que ele atingisse esse patamar, a conexão gerada com o público que pratica e assiste diferentes esportes.

Se você olhar para as ligas de futebol, verá times da Red Bull, inclusive aqui no Brasil, na fórmula 1, lá está a equipe da marca. Além das suas próprias equipes, a Red Bull também patrocina centenas de atletas de diferentes modalidades, como Surf, Skate e escalada.

Por tanto, são poucos os esportes em que a Red Bull não está presente, fazendo com que ele esteja fixa na mente dos consumidores.

Coca-Cola

A Coca-Cola é um excelente exemplo de como a marca influencia a decisão de compra, ocupando as prateleiras de mercados mundo afora, a empresa ganhou confiança dos consumidores através de uma forte associação da sua marca com o sentimento de felicidade.

Chiclets, Nescau, Gillette

A importância da marca na decisão de compra também está naquilo que os consumidores fazem inconscientemente.

E foi esse inconsciente coletivo que tornou marcas sinônimos de seus produtos, como a Chiclets, o Nescau e a Gillette.

A partir dessa associação, fica muito difícil para a concorrência alcançar o número de vendas de um produto tido como o público o “original”, que leva o nome do produto.

Registro de marca: o primeiro passo para influenciar os consumidores

Agora que você já sabe como a marca influencia a decisão de compra, não deixe para depois aquele que deve ser o primeiro passo quando se decide vender um produto ou serviço de sucesso, o registro de marca.

Afinal, você não vai querer gastar tempo e energia para posicionar a sua marca e depois a perder por conta da falta de registro.

Entre em contato com a Allmark e dê o primeiro passo para fortalecer sua marca.

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