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Como medir brand awareness? Veja 4 maneiras + 3 ferramentas essenciais

O que um Band–Aid, um Gillete e um Bombril têm em comum? Acertou quem respondeu consciência de marca. Quer saber o que é isso? Este conteúdo foi criado para mostrar como medir brand awareness.

Este termo em inglês significa “consciência de marca”. Ou seja, essa métrica permite descobrir o quanto uma empresa é reconhecida pelo público. A Band-Aid, a Gillette e o Bombril são tão reconhecidos que suas marcas já substituíram o nome de seus produtos. 

Ou você ainda diz curativo, lâmina de barbear e esponja de aço? 

Então, para aprender como medir a brand awareness de uma marca e conheça 3 ferramentas essenciais neste processo, acompanhe este artigo.

O que é branding awareness e porque importa

Traduzindo o conceito inglês “brand Awareness” temos “consciência de marca”. Ou seja, trata-se de uma métrica que mede o quanto os consumidores reconhecem uma marca.

Este indicador serve para analisar como uma empresa está associada aos produtos que comercializa. Nesse sentido, podemos dizer que, ao aumentar esta métrica, a marca ganha notoriedade, o público lembra-se dela e se destaca por isso.

A partir do nível que se encontra a marca, várias estratégias podem funcionar para aumentá-la. No entanto, tudo começa identificando e medindo a brand awareness. Portanto, entenda melhor como funciona este conceito no próximo tópico. 

Entenda como funciona este conceito

Existem 4 níveis de consciência de marca, segundo David A. Aaker, professor de Marketing da Universidade da Califórnia. Veja quais são:

  • Unaware - inconsciente: quando a maioria das pessoas desconhece a marca;
  • Recognition - reconhecimento: boa parte das pessoas reconhecem a marca quando a veem;
  • Recall - lembrança: os consumidores lembram da marca em sua rotina, sem precisar vê-la ou ver seus produtos;
  • Top of mind - todo da mente: trata-se da marca mais lembrada pela maioria das pessoas.

Por exemplo, a Coca-Cola, a Apple e o McDonalds são marcas top of mind. Já que investiram em estratégias para aumentar a métrica de brand awareness e hoje, se tornaram gigantes em seu segmento.

Em outras palavras, quanto mais uma empresa é lembrada, maior é seu nível de consciência de marca, resultando também em uma demanda maior e, claro, mais vendas e muito mais lucro.

Portanto, é importante saber como medir a brand awareness para verificar as melhores maneiras de melhorar esta métrica, conquistando a validação de seu público e inspirando confiança em seus produtos. 

Como medir brand awareness: 4 maneiras

Muitas marcas buscam aumentar seu nível de brand awareness. Para tanto, é preciso medir o nível atual desta métrica e existem diferentes maneiras para fazer isso. Em busca de um melhor resultado, o ideal é fazer uso de todas elas. Então, conheça as principais:

  1. Tráfego Direto

Neste caso, o tráfego direto acontece quando o consumidor acessa um site de forma direta, digitando seu endereço na barra de pesquisa. Isto é, sem passar por um buscador online, como o Google.

Esta forma reflete em que nível de brand awareness uma marca se encontra. Isso porque, quanto mais pessoas acessarem diretamente um e-commerce mais reconhecido ele é. Por isso, muitas empresas verificam a taxa de tráfego direto de seu site constantemente. 

  1. Menções

Para medir a brand awareness de uma marca, não descuide do quanto ela é mencionada na internet, nas redes sociais, buscadores, sites, comentários, interações, enfim. A prática também é conhecida por “escuta social” e existem muitas ferramentas destinadas para este fim.

Neste contexto, as menções também demonstram o engajamento que sua marca produz com o público e muitas empresas não descuidam deste monitoramento. Uma vez que ele serve para aproveitar todo o potencial dessas mídias.

A Netflix e o Ponto Frio são exemplos de marcas que estão sempre “de olho” em tudo que dizem sobre elas por aí. Com esta estratégia, engajam e interagem com seu público, aumentando seu nível de brand awareness.

  1. Pesquisas

A forma mais tradicional de verificar o reconhecimento de uma marca é pesquisando. O procedimento pode ser feito por telefone, online ou pessoalmente. Algumas empresas optam por serviços especializados em pesquisas qualitativas e quantitativas.

Em síntese, basta elaborar algumas perguntas referentes à marca e aos seus produtos, com a intenção de descobrir o quanto os consumidores reconhecem a marca. Para ter um maior controle das métricas, as empresas conduzem estas pesquisas periodicamente.

  1. Clipping

A palavra de origem inglesa significa “recorte”. No Brasil, conhecida como clipagem. Ela se refere a um processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções da marca realizadas na mídia.

Geralmente, este monitoramento vai além das menções online porque abrangem todo tipo de comunicação, como televisão, rádio, jornais e revistas impressos. Empresas especializadas ou assessorias de imprensa realizam este tipo de serviço.

3 Ferramentas para te ajudar com essa métrica

Existem várias ferramentas que te ajudam em como medir brand awareness de uma maneira eficaz. Conheça as principais:

  1. Google Alerts

Uma ferramenta gratuita do Google para quem deseja receber um alerta cada vez que uma marca é mencionada em qualquer canal da internet. Além disso, o recurso permite consultar o volume de busca e visitas de um site.

Embora existam ferramentas mais completas, o Google Alerts, lançado em 2003, continua sendo um recurso prático para quem deseja saber todas as novidades de um determinado produto ou marca. 

  1. Google Analytics

A segunda ferramenta também pertence ao maior buscador do mundo, o Google. Por se integrar com outros serviços do buscador, como o Google Ads e Search Console, tornou- se a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizadas no mundo.

Além disso, o recurso é gratuito e com ele você consegue monitorar qual o perfil de quem acessa seu site. Assim como quais as páginas mais acessadas, o número de conversões, tipo de dispositivo, a localidade, entre outras importantes informações.

  1. Semrush

Esta é uma das ferramentas mais completas de gerenciamento de presença digital. Isso porque, além de verificar diferentes métricas como tráfego e domínio, ainda analisa e apresenta maneiras de otimizar o reconhecimento da marca.

Mais de 7 milhões de usuários já usaram o software para encontrar soluções de rastreamento e medir brand awareness e outras métricas importantes para o crescimento de um negócio. Entretanto, o Semrush funciona por meio de diferentes planos pagos de assinatura mensal.

Agora que você entendeu como medir brand awareness e como é importante não descuidar desta métrica, fique atento à mensuração de dados e a reputação de sua marca. Se constatar um nível muito baixo, foque em aumentá-lo.

A Allmark é especialista nesse assunto, com a expertise necessária para te ajudar em todo o processo. Quer saber mais sobre este serviço? Entre em contato com a empresa e fale direto com um dos especialistas.

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