Capa do artigo "4 Ideias de negócios para empreender e construir um negócio de sucesso"

4 Ideias de negócios para empreender e construir um negócio de sucesso

Se você quer ter seu próprio empreendimento, mas ainda tem dúvidas sobre que tipo de negócio montar, este conteúdo foi feito para você. Neste artigo, reunimos 4 ideias de negócios para empreender e alcançar o sucesso que deseja.

Afinal, existem muitos estudos que mostram como o Brasil é um país com alta concentração de pessoas empreendedoras nos mais variados segmentos. O Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia confirma este fato.

Segundo os dados do Boletim, o país registrou mais de 1 milhão de pequenos negócios abertos somente entre maio e agosto de 2021. Isto quer dizer que, assim como você, muitas pessoas estão em busca de ter seu próprio empreendimento.

Seja por falta de emprego ou pela busca de mais liberdade, os motivos são vários. E, embora ainda não exista uma receita pronta para garantir o sucesso de um negócio, é possível aprender e se inspirar com bons exemplos. 

Pensando nisso, reunimos aqui 4 exemplos de empreendimentos que se encontram em alta, conforme as tendências do mercado. Além disso, trouxemos algumas reflexões essenciais sobre o tema. Acompanhe!

Qual a diferença entre ideia e oportunidade de negócio?

Antes de conhecermos quais as ideias de negócios para empreender, é importante diferenciar esses dois conceitos: ideia e oportunidade. Isso porque confundir esses conceitos é uma das grandes causas de insucesso de quem deseja iniciar um negócio.

Afinal, empreendedores iniciantes não diferenciam esses conceitos e acabam não identificando a oportunidade perfeita para colocar sua ideia em prática. Já que atrás de uma oportunidade sempre terá uma ideia. 

Então, entenda que ideia refere-se a um "objetivo imediato do pensamento, conceito ou noção que temos sobre algo, que pode ser concreto ou abstrato.” Ou ainda uma “visão geral de um projeto” segundo o dicionário.

Já a oportunidade refere-se a uma “ocasião favorável, circunstância oportuna e propícia para a realização de alguma coisa.”

Portanto, entender essa diferenciação acaba com o mito a respeito de que ideias de negócios precisam ser originais ou únicas. Na verdade, o que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, seja ela inédita ou não.

Mas, há como saber se uma ideia de negócio é boa? Certamente, o primeiro passo é analisar as oportunidades do mercado, ou seja, conheça a fundo como funciona o mercado que você deseja se inserir. 

Para isso, converse com outros empreendedores do meio, busque saber os maiores desafios e, claro, não descuide dos cálculos. Você precisa saber se sua ideia trará gastos e lucros financeiros viáveis, temas que veremos mais adiante.

4 ideias de negócios para empreender

Pensando na relação entre ideias e oportunidades, esta lista reúne boas ideias de negócios digitais para empreender. Afinal, é preciso reconhecer boas oportunidades para se criar um negócio de sucesso, como mencionamos no tópico anterior.

Até pouco tempo atrás, muitas pessoas acreditavam que para ter um negócio precisavam investir em enormes sedes, locais ou ter grandes estoques. A ideia dos negócios digitais veio para provar ser possível empreender apenas com um computador, internet e boas estratégias.

Para iniciar, os primeiros passos são semelhantes em qualquer negócio de sucesso, seja físico ou digital. O empreendedor deve pensar em qual problema ele irá resolver ou facilitar na vida do cliente. Quer boas ideias de negócios para empreender desta forma? Confira!

  1. Marketing Digital

No cenário atual, é impossível falar de negócios de sucesso sem falar de marketing digital. Através de suas estratégias é que grandes e pequenos negócios conseguem crescer. 

Isto quer dizer que um negócio de marketing atua auxiliando outras empresas a crescerem. Assim, identifica as melhores oportunidades e proporciona suporte e planejamento para ações que permitam o crescimento de empresas.

Além disso, o mercado de marketing digital é amplo. Visto que vários são os profissionais que atuam na área, desde gestores de tráfego a produtores de conteúdos, analistas, designers, enfim.

Contudo, empreendimentos como uma agência de gestão de mídias digitais, por exemplo, podem ser criados de sua própria residência, com um computador e internet para operar. Sendo assim, uma ótima opção de baixo investimento para iniciantes.

  1. E-commerce 

O faturamento do comércio eletrônico no país foi de R $161 bilhões em 2021, representando um crescimento de 26,9% em relação a 2020. Apesar de envolver muita concorrência, é um mercado que permanece em alta, sem perspectiva de redução.

Embora existam grandes marcas consolidadas disputando espaço, um e-commerce pode ser uma ótima ideia de negócio para empreender porque, assim como o marketing digital,  a forma de trabalhar neste cenário é ampla.

Isso porque você pode iniciar com a estratégia de dropshipping, isto é, um tipo de loja sem estoque, ou revendendo produtos em marketplace já conhecidos, por exemplo. Ou seja, busque se concentrar em encontrar as melhores oportunidades para seu e-commerce ser um sucesso. 

  1. Consultoria

O conceito de consultoria também já é tendência e funciona de uma maneira muito simples. Basta que você compartilhe seu conhecimento sobre alguma área que você domina. Assim, funciona em vários segmentos, desde o marketing e planejamento aos cuidados com a pele, por exemplo.

A verdade é que existem consultores para todos os temas. O que fará com que esta ideia de negócios para empreender se destaque é criar um modelo de ensino atraente e educativo. Ou seja, fortaleça sua marca pessoal e encante seu cliente.

  1. Prestação de Serviços

Profissões autônomas podem começar a empreender e se tornarem uma empresa de sucesso no meio digital. 

Com o crescimento do trabalho remoto, muitos profissionais, como advogados, corretores de seguros, contadores e programadores, por exemplo, podem oferecer seus serviços a uma ou mais empresas através da internet.

Para tanto, crie um site ou blog atraente e informativo que ressalte seu histórico, experiências e habilidades. Invista na divulgação e veja como este empreendimento pode ser um negócio de sucesso.

Como analisar uma ideia de negócio? 

Você ainda pode estar se perguntando, mas como saber se uma ideia de negócio é boa? Para reunir esses 4 exemplos, analisamos alguns fatores que fazem dessas ideias um bom negócio. Veja que fatores você precisa considerar para analisar sua ideia:

  • Viabilidade operacional: não basta ter um ótimo produto que resolva muitos problemas se não é possível obtê-lo ou se terá meios de fazer o negócio realmente funcionar. Verifique se você possui os recursos necessários para que seu empreendimento funciona;
  • Custo/Benefício: analise todos os custos da produção, o tempo de trabalho, o valor final do seu produto e todos os cálculos possíveis para verificar se o seu lucro será realmente satisfatório;
  • Demanda: de nada adianta oferecer um ótimo produto se não tiver público que veja e deseja o que você quer ofertar. Portanto, pesquise e conheça a fundo o mercado que você deseja iniciar. 

Por fim, saiba que todo empreendimento precisa ser personalizado. Isto quer dizer que, além da qualidade do seu produto ou serviço, a imagem da sua empresa é fator fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento.  

Além disso, sem uma boa dose de persistência e esforço, nenhum empreendimento terá bons resultados. Se você quer saber mais sobre negócios de sucesso, continue em nosso blog e se inspire com exemplos e práticas para implementar em sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quais são as especificações para fazer o registro de nome próprio como marca?

Quais são as especificações para fazer o registro de nome próprio como marca?

É provável que você já tenha se deparado com alguns produtos ou serviços que tenham registro de nome próprio como marca, muitas vezes do próprio dono. Exemplos não faltam, desde os internacionais, como a marca de carros Ford e a própria Disney, quanto casos no Brasil, como o Beto Carreiro. Esse tipo de processo leva […]

LEIA MAIS

Qual o primeiro passo para registrar uma marca?

Tem muito empreendedor consciente da importância do registro da marca, mas em dúvida de como fazer, acompanhe nossa dica do primeiro passo a ser dado por quem quer regularizar a posse de sua marca. Muita gente sabe, mas muita gente também desconhece, por isso, é importante reforçar: O registro de uma marca ou a patente […]

LEIA MAIS
capa do artigo "Entenda como acompanhar o pedido de registro de marca e veja como fazer o registro"

Entenda como acompanhar o pedido de registro de marca e veja como fazer o registro

Quem deseja registrar sua marca e proteger sua empresa busca esclarecer várias dúvidas sobre o tema assim como acompanhar o pedido de registro de marca. Além disso, muitas são as dúvidas sobre este procedimento, já que ele é um tanto burocrático. Embora seja um procedimento com muitos detalhes técnicos, o registro de marca é tão […]

LEIA MAIS