Marca tridimensional: o que é e como fazer o seu registro

Marca tridimensional: o que é e como fazer seu registro

Você tem o desejo de se destacar da sua concorrência e acha que a embalagem do seu produto pode ser a diferença nesse objetivo? É hora de conhecer a marca tridimensional e saber como ela pode te ajudar.

Presente nos tipos de registro de marca permitidos e realizados pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a marca tridimensional é uma forte aliada para o marketing de diversos tipos de negócios, tendo exemplos reconhecidos mundialmente.

Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda o que é, como definir uma marca industrial, qual a sua importância e conheça também a resposta para outras dúvidas relacionadas a ela. Boa leitura!

O que é marca tridimensional

Segundo o Manual de Marcas do INPI a marca tridimensional é:

“Sinal constituído pela forma plástica distintiva em si, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica. Para ser registrável, a forma tridimensional distintiva de produto ou serviço deverá estar dissociada de efeito técnico.”

Ou seja, a marca tridimensional é aquela que traz um aspecto individual para o produto, mas sem interferir no seu funcionamento.

Em nosso dia-a-dia estamos rodeados de marcas tridimensionais, e você provavelmente está com um exemplo perto de você. Esse tipo de registro é utilizado principalmente para embalagens, garantindo que as marcas possam utilizar o design como parte de sua diferenciação.

O exemplo mais clássico e mais fácil de ser percebido são as garrafas de vidro da Coca-Cola, uma marca tridimensional tão forte que a própria empresa muitas vezes utiliza apenas a garrafa com o formato único em sua publicidade.

Por que registrar uma marca tridimensional?

Assim como a marca de posição, a principal serventia do registro de uma marca tridimensional está no seu uso para o marketing da empresa.

Como você viu no exemplo da Coca-Cola, o uso desse formato de registro garante um diferencial de posicionamento, representando uma vantagem na hora de se firmar na mente do consumidor, já que uma vez registrada o formato não pode ser copiado pelos concorrentes.

Outro exemplo que demonstra mais esse poder da diferenciação é a antiga embalagem do Leite Moça da Nestlé, com um “curva” acentuada na lata.

Antes da presença dessa curva, todas as latas de leite condensado disponíveis na prateleira tinham um formato padrão, logo, quando a embalagem ganhou um aspecto único, ela logo se destacou das demais.

Qual a diferença entre marca tridimensional e desenho industrial?

Por definição, o registro de marca tridimensional e o de desenho industrial são praticamente similares, mas eles apresentam diferenças, mesmo que sutis.

O desenho industrial deve ser inovador, mas não precisa remeter diretamente à marca, enquanto a marca tridimensional deve ser facilmente compreendida pelo consumidor como pertencente à empresa com o seu registro.

Para entender com mais clareza qual a diferença entre a marca tridimensional e o desenho industrial vamos recorrer novamente a exemplos.

A Coca-Cola e a lata de Leite Moça são reconhecidas pelo público por conta de seu desenho singular, que as atrelam diretamente a marca, logo são marcas tridimensionais.

Agora imagine que uma fabricante de cadeiras desenhou um novo móvel cujo design não existe no mercado, para garantir que nenhuma concorrente copie o seu desenho, ela fará o registro de desenho industrial, já que ela não remeteria necessariamente a marca.

Qual o prazo de proteção da marca tridimensional?

Agora que você já sabe o que é uma marca tridimensional, qual a sua importância e como ela se difere do registro de desenho industrial, encontre a resposta para outras perguntas pertinentes para esse tipo de registro, começando pelo seu prazo de proteção.

O registro de marca tridimensional é protegido durante 10 anos, sendo possível a sua renovação ao final do prazo.

Porém, para que a renovação aconteça é necessário comprovar que a marca está sendo usada e segue tendo fácil reconhecimento do público.

Como registrar uma marca tridimensional

Decidiu que utilizar uma embalagem ou um formato de produto que facilite a associação do público à sua marca é uma das estratégias de marketing que o seu negócio precisa? Então é hora de saber como registrar uma marca tridimensional.

O registro da marca tridimensional consiste em 3 fases:

  • Pesquisar a disponibilidade da marca pretendida junto ao INPI;
  • Pagar as taxas e enviar os documentos necessários para dar entrada no processo de registro de marca tridimensional;
  • Acompanhar o pedido de registro, aguarda a análise do INPI e enviar novas possíveis comprovações que podem ser solicitadas.

Como definir marca tridimensional?

Se você ainda não possui uma marca em mente e deseja fazer o registro tridimensional, uma pesquisa de mercado pode te ajudar a definir qual desenho pode representar a sua marca.

Por exemplo, a marca de chocolates Toblerone detém o registro de marca tridimensional para o formato triangular de sua barra de chocolate e de sua embalagem.

Nesse caso, o triângulo é aplicado para lembrar uma montanha, que faz parte da logo da empresa e que remete às montanhas que são marcas registradas das paisagens da Suíça, país de origem da marca.

Por tanto, para definir a sua marca tridimensional responda essa pergunta “de que maneira os consumidores veem meu produto?” e tente chegar a desenho inovadores e que ainda não são utilizados.

É possível registrar uma marca tridimensional para um embalagem que já existe em outro segmento?

Antes de partir para outros exemplos de marca tridimensional, é importante que você saiba que não é possível fazer esse tipo de registro para um desenho que já é utilizado, porém, em outro segmento ou classe de marca.

Exemplos de marca tridimensional

Durante o texto, nós já apresentamos 3 exemplos de marca tridimensional, o da Coca-Cola, do Leite Moça, e do Toblerone. Confira agora mais alguns deles:

  • Chocolate baton: com seu icônico formato cilíndrico;
  • Yakult: a embalagem do produto é única e singular;
  • Sabonete Dove: os sabonetes da marca Dove possuem uma curvatura específica, registrada como marca tridimensional;

Registre sua marca tridimensional e se destaque dos concorrentes

Como você viu, a marca tridimensional é um detalhe importante para empresas que desejam se destacar dos concorrentes e se fixar na memória dos consumidores.

Alguns processos que envolvem esse tipo de registro podem ser burocráticos, como a procura por marcas que ainda não são utilizadas e o seu possível enquadramento como desenho industrial.

Por conta disso, contar com o auxílio profissional durante esse processo pode ser fundamental para o sucesso de seu pedido de registro.Conte com a Allmark para tornar a sua marca tridimensional reconhecida.

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