Descubra o que é reputação de marca e como melhorar a imagem do seu negócio
- Allmark |
- 25 de abril de 2022 |
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Você sabe qual é a reputação da sua marca? Ter clareza sobre a métrica é essencial para garantir o crescimento do seu negócio. Saiba tudo sobre o tema neste guia completo da All Mark.
A reputação de marca é um aspecto importante para qualquer empreendimento. A pandemia e a procura cada vez maior por informações na internet, fez com que a opinião do consumidor se tornasse uma das mais importantes no processo de compra. Afinal, é ele quem define se uma marca é boa ou não, sabia?
O site Reclame Aqui fez uma pesquisa para entender o posicionamento dos consumidores em relação à reputação das marcas. O resultado mostrou que 94% deles não fecham negócio com empresas que tenham uma reputação ruim. Isso demonstra que cuidar da imagem do seu negócio é extremamente importante!
Mas, você sabe o que é reputação de marca e suas principais características? Confira as dicas da All Mark para melhorar suas vendas e alcançar resultados positivos!
O que é reputação de marca?
A reputação de uma empresa está ligada a como o público a percebe e enxerga. Mas, não é apenas a visão dele que conta: a percepção da imprensa, colaboradores, fornecedores e concorrentes também deve ser considerada.
Uma boa imagem faz toda a diferença no mercado! Ela diz respeito a como as pessoas lembram de você (se é que lembram) e como associam a marca.
Lembre-se que o consumidor vai atrás de informações sobre empresas na internet, antes de adquirir qualquer produto ou serviço. Ainda segundo a pesquisa do Reclame Aqui, 93% deles deixam de comprar de empresas envolvidas em polêmicas.
O prestígio só pode ser alcançado quando todos têm uma visão positiva sobre o negócio. Por isso, a construção do branding desde o começo faz toda a diferença.
Por que é importante ter uma boa reputação?
Uma boa reputação só traz benefícios à empresa, como aumento do valor da marca e destaque entre consumidores.
Mas, como a reputação precede a empresa, é importante ter claro a missão, os valores e a visão da organização. São esses detalhes que geram vínculos por toda a vida útil da marca.
Dessa forma, é possível criar campanhas assertivas, alcançar o público certo e assegurar a entrega de produtos e serviços que supram as dores e necessidades dos clientes.
Em consequência, a marca conquista:
- Novos clientes;
- Destaque entre a concorrência;
- Confiança e fidelização do público;
- Referenciação no mercado;
- Atração e retenção de talentos.
Veja o caso da LEGO. Segundo o ranking Reputation Institute, da Global RepTrak, esta é a marca com melhor reputação no mundo. Ela é destaque pela qualidade dos produtos, preocupação com sustentabilidade e impacto social.
Após quase ir à falência na década de 1990, a empresa passou por um processo de reposicionamento e hoje não foca apenas em produtos, mas em histórias, personagens e contextos.
Durante o início da pandemia da covid-19, por exemplo, a LEGO focou na produção de conteúdos que estimulassem o divertimento de famílias em casa. A marca disponibilizou aulas de design nas redes sociais e conteúdos que pudessem inspirar as pessoas a enfrentar aquele momento tão difícil.
A reputação da marca é tão boa que, em se tratando de brinquedos, ela é uma das principais referências, para crianças e adultos.
3 principais características de uma boa imagem
Como visto, atender às necessidades do público é essencial. Hoje, os consumidores querem ter uma experiência para além da compra de produtos ou serviços. Eles querem que a marca agregue e transforme suas vidas. Mas, como fazer isso?
1. Bom atendimento
Um bom atendimento faz toda a diferença. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Hibou em 2020, um bom atendimento é essencial para 94% dos consumidores entrevistados. Desses, apenas 11% estão satisfeitos com a qualidade do atendimento das marcas brasileiras.
Por isso, ser prestativo antes, durante e depois da venda faz toda a diferença. Esse é um fator que pode ajudar sua empresa a melhorar a imagem no mercado.
2. Pós-venda de qualidade
O atendimento ao consumidor vale, inclusive, no pós-venda. Não esqueça do seu cliente após a compra! Quanto melhor for atendido, maiores as chances de se fidelizarem à sua empresa.
Para tanto, ofereça descontos exclusivos, responda dúvidas e críticas com rapidez, empatia e eficiência e garanta suporte via chatbot, todos os dias da semana.
3. Serviços e produtos de qualidade
Entender as dores do público é fundamental. O seu produto ou serviço deve ser útil, acima de tudo.
A Nubank, por exemplo, viu que muitos clientes reclamavam sobre seus cartões serem destruídos por animais de estimação. Para superar essa dor e atender as expectativas, a empresa lançou um brinquedo de borracha para cães, parecido com um cartão, em parceria com a Zee.Dog.
A ação foi elogiada nas redes sociais e muitos consumidores aderiram, como forma de salvar seus cartões reais.
Como ter uma boa reputação de marca em 3 passos
1. Definindo a persona certa
Saiba quem são seus clientes. Só dessa forma é possível construir o posicionamento certo e suprir as dores da persona. A LEGO, por exemplo, passou por um momento de instabilidade, porque dava mais foco no público infantil do que no adulto.
Foi só após a reestruturação do branding que a empresa começou a dar valor aos consumidores mais velhos e, assim, atender suas necessidades.
2. Planeje a comunicação com o público
Onde estão seus consumidores? Descubra em quais canais o público está presente e assegure um atendimento eficiente durante todo o processo de compra. Quanto mais objetivo, empático e assertivo for, melhor.
3. Planeje a comunicação interna
A comunicação interna também é muito importante para toda empresa. Centralize as informações de todas as equipes para alinhar ações assertivas.
4. Dê atenção aos feedbacks
Tudo o que o público fala sobre a sua empresa é de grande valia para a estruturação da marca. Portanto, saiba o que os consumidores falam sobre você! Faça pesquisas, procure em fóruns da internet e nas redes sociais.
Gostou das dicas? Continue conosco para aprender como construir uma marca forte e consolidada no mercado:
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