Seu nome é sua marca? Também precisa registrar

  •  Allmark  |  
  •  20 de abril de 2021  |  
  •  1 comentário

Com o crescimento da utilização das redes sociais para autopromoção, virou tendência utilizar o próprio nome como marca

Juliette Freire (@juliette.freire), de 31 anos, tinha pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram quando entrou na 21ª edição do Big Brother Brasil. Agora ultrapassa 17,7 milhões e seu perfil só cresce, aparecendo no ranking dos maiores influenciadores do Instagram Brasil.

A paraibana virou marca e ainda nem sabe disso!

O nome de Juliette pode ser encontrado frequentemente nos tópicos mais comentados, e marcas patrocinadoras do BBB também aproveitam sua popularidade, como a Lacta, por exemplo, que disponibilizou cupons de desconto específicos para fãs da moça e viu esgotar em seu site oficial o Ovo de Páscoa preferido dela.

Fizemos uma pesquisa e verificamos que o nome patronímico Juliette Freire ainda não tem registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Importante ressaltar que no caso de pessoas famosas, seu nome não pode ser registrado como marca por terceiros, sem a sua prévia autorização por escrito. Somente o(a) famoso(a) pode fazer o registro da própria marca, para produtos que defina como associados a seu nome.

PESSOA FÍSICA PODE SER MARCA

Juliette Freire não previu que sua entrada no programa a tornasse tão famosa, a ponto de seu nome virar uma marca. Sim, pessoa física também pode ser uma marca!

Anteriormente o INPI não autorizava o registro de marcas em nome de pessoa física, mas, hoje, já é possível ser feito, o que facilita bastante e, aliás, acompanha uma tendência, pois mais pessoas estão utilizando o próprio nome como marca, possivelmente em decorrência do maior uso das redes sociais e do crescimento da chamada economia digital.

“O ponto para o qual chamamos atenção é que muitas pessoas não acreditam que, usando o mesmo nome, tem necessidade de registrá-lo como marca, mas é extremamente importante que se faça o registo também do nome patronímico”, enfatiza o mentor de marcas da Allmark, Edmilson Lima.

Muitas empresas têm o mesmo potencial da Juliette e ainda não entenderam que podem tornar sua marca valiosa. O caso da BBB cria uma oportunidade para quem ainda não fez seu registro de marca, seja pessoa física ou jurídica, atentar-se para a importância de dar este passo decisivo de regularização.

#ficaadica

LEIA TAMBÉM:
Você sabe a diferença entre marca e patente?

Allmark – registro, consultoria e mentoria de marcas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que é e como registrar uma propriedade intelectual

O que é e como registrar uma propriedade intelectual

Se você é um empreendedor, inventou algum produto ou até mesmo escreveu um livro, já deve ter pensando na possibilidade de proteger as suas criações, para isso, é fundamental saber como registrar uma propriedade intelectual. A propriedade intelectual se divide em diferentes tipos e o formato de proteção também muda conforme eles. Pensando nisso, elaboramos […]

LEIA MAIS
Capa do artigo "Será que MEI pode registrar marca? Descubra custos e o passo a passo do processo"

Será que MEI pode registrar marca? Descubra custos e o passo a passo do processo

O registro de marca é um processo muito importante na vida de microempreendedores individuais. Descubra se MEI pode registrar marca e como o processo funciona. Muitos microempreendedores se questionam se MEI pode registrar marca. Em se tratando de pessoa jurídica, apenas o registro na Junta Comercial e o CNPJ não bastam na hora de proteger […]

LEIA MAIS
Quais são as especificações para fazer o registro de nome próprio como marca?

Quais são as especificações para fazer o registro de nome próprio como marca?

É provável que você já tenha se deparado com alguns produtos ou serviços que tenham registro de nome próprio como marca, muitas vezes do próprio dono. Exemplos não faltam, desde os internacionais, como a marca de carros Ford e a própria Disney, quanto casos no Brasil, como o Beto Carreiro. Esse tipo de processo leva […]

LEIA MAIS