Capa do artigo "O que é mentalidade empreendedora: características + 10 livros"

O que é mentalidade empreendedora: características + 10 livros 

Será que basta ter um negócio próprio para, automaticamente, desenvolver uma mentalidade empreendedora? Infelizmente, não. 3 em cada 10 microempreendedores fecham as portas antes dos cinco anos, segundo dados do Sebrae.

Muitos desses negócios certamente têm potencial de prosperar, mas acabam não dando certo pela ausência de mentalidade empreendedora do dono.

Mas… O que é mentalidade empreendedora, afinal? A resposta para essa e outras perguntas você encontra a seguir.

Como ter uma mente empreendedora 

Antes de responder a essa pergunta, é importante deixar claro o que é mentalidade empreendedora. 

Um empreendedor que tem essa mentalidade é aquele que sabe enxergar o próprio negócio a partir do ponto de vista global. Ou seja, que tem plena consciência de que a prosperidade consiste no funcionamento perfeito de um conjunto de engrenagens, e não de uma coisa só, isoladamente.

Para explicar melhor, uma analogia que podemos fazer é a seguinte: a mentalidade empreendedora é a mesma de um engenheiro. Um engenheiro enxerga o projeto completo e entende que para tirá-lo do papel é preciso que mestres de obras, encanadores e eletricistas trabalhem em harmonia.

Se qualquer um deles não cumprir com o seu papel, o sucesso do projeto todo está comprometido. Portanto, o seu papel é coordenar todas as pontas, antecipando problemas e acompanhando o desenvolvimento de ponta a ponta.

4 Principais características de uma mente empreendedora

Você já sabe, na teoria, o que é mentalidade empreendedora, mas e na prática? Aqui estão alguns pontos considerados essenciais: 

1. Pensar estrategicamente

Quando um dono de comércio só se lembra que talvez seja interessante fazer uma ação de natal em sua loja 3 dias antes da data, ele não está pensando estrategicamente. 

Quando a proprietária de um salão de beleza pede para as funcionárias irem trabalhar usando roupa cor de rosa no mês de outubro, porque viu uma outra empresa fazendo isso, ela não está pensando estrategicamente.

Quando é dia dos namorados e o dono do restaurante só colou uns corações na porta de entrada do seu estabelecimento, afinal não gastou mais do que 20 reais para isso, ele não está pensando estrategicamente.

Pensar estrategicamente é antecipar oportunidades com potencial de reduzir a distância até os seus objetivos. 

Usando os exemplos anteriores, é possível entender que as datas sazonais como natal, outubro rosa e dia dos namorados são ocasiões que podem tornar os consumidores propensos a consumir em determinados estabelecimentos — e, consequentemente, aumentar o faturamento desses períodos.

2. Ter visão de longo prazo

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, como diz a citação de Peter F. Drucker. Um dono de empresa, empreendedor do próprio negócio, que deixa os seus resultados na mão do acaso, que espera o país estar em um contexto favorável, que espera a economia mundial atingir um patamar de sucesso, não tem mentalidade empreendedora.

Você deve conhecer alguém assim: quando os negócios vão bem, o cara desfila de carro zero, dá festas abundantes, exibe fotos de viagens nas redes sociais, entre outros luxos. Vive uma vida de rei. 

Por outro lado, quando as coisas vão mal, ele vive pedindo dinheiro emprestado para pagar funcionário, demite colaboradores e até atrasa o pagamento de fornecedores.

Esse é o retrato clássico do empreendedor que não tem visão de longo prazo. Só vive o presente. Vive refém do contexto e de situações que não estão sob seu controle. Depende 100% de como está o dia, a economia e o cenário político.

A visão de longo prazo implica trabalhar diariamente considerando tudo o que pode dar errado e se preparar para isso de antemão. 

3. Tomar decisões

Empreender é um eterno tomar decisões considerando como cada uma delas pode impactar no todo. É, por exemplo, saber visualizar qual o impacto de manter o time todo trabalhando remoto e saber decidir se vale ou não a pena continuar dessa forma.

Ou seja, alguém que tem dificuldade em tomar decisões ou que tende a tomar decisões ruins, precisa melhorar esse ponto para não prejudicar o progresso e crescimento do próprio negócio. 

4. Inspirar e influenciar pessoas

"Então a mentalidade empreendedora é sinônimo de fazer tudo dentro de uma empresa?” você pode estar se perguntando. E a resposta é não. 

Muito pelo contrário.

Se um maestro pudesse tocar sozinho todos os instrumentos de uma orquestra, os instrumentistas seriam completamente desnecessários, certo? Na vida real, o seu papel ali é de enxergar o todo e guiá-los para que a apresentação flua perfeitamente. 

E esse deve ser o papel de um líder que possui mentalidade empreendedora: conduzir as pessoas e influenciá-las a correr atrás do mesmo propósito — o sucesso do negócio .

10 Livros sobre mentalidade empreendedora

Se depois de ler os tópicos anteriores a respeito das características de uma mentalidade empreendedora, mas não se identificou com nenhum dos pontos, aqui vai uma boa notícia: essa postura, maneira de conduzir os negócios, não é um dom. 

Ou seja, é possível adquirir essas características e desenvolver a mentalidade empreendedora a partir de agora.

Para isso, aqui estão duas sugestões: 

  • Ter um mentor, alguém experiente e de confiança que te ajude a enxergar os pontos de melhoria e trabalhar na constante evolução. Aqui na Allmark oferecemos a mentoria Ousea para desenvolvimento de líderes. O trabalho consiste em auxiliar os mentorados a se reconectarem com sua essência e, assim, moverem empresas capazes de transformar pessoas e impactar positivamente o mundo.
  • Estudar por conta própria. Seja por meio de cursos, aulões, masterclasses ou livros. Veja a seguir 10 livros sobre mentalidade empreendedora que podem ser o seu ponto de partida. O conteúdo de muitos deles é, inclusive, abordado na programação da mentoria Ousea da Allmark.
  1. Essencialismo: A disciplinada busca por menos

O livro aborda principalmente a importância de definir prioridades e concentrar energia naquilo que é essencial.

  1. O lado difícil das situações difíceis

Enxergar o lado bom das situações é importante, mas saber lidar com o lado difícil das situações difíceis, assunto central do livro, é fundamental.

  1. Mais Esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso

Segundo Napoleon Hill, autor dessa obra clássica, o objetivo do livro é ajudar o ser humano a descobrir o seu real potencial, desvendando as armadilhas mentais que sabotam a sua vida.

  1. As 16 leis do sucesso

O livro traz as 16 lições que são as bases de toda filosofia de Napoleon Hill, considerado por muitos um gênio na área da realização pessoal e psicologia aplicada.

  1. A Startup Enxuta

O mundo muda muito rápido e a tendência é que a tecnologia acelere cada vez mais as coisas. Nesse livro, o autor traz uma nova abordagem de enxergar e conduzir negócios em um contexto de incerteza, que demanda movimentos ágeis e velocidade na tomada de decisões.

  1. De Zero a Um

Nessa obra, o autor, Peter Thiel, aborda uma visão de inovação em negócios que ensina empreendedores a saírem do óbvio. A enxergarem problemas a partir de novos pontos de vista. 

  1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Êxito profissional não é algo que surge de maneira isolada, mas sim como consequência de atitudes globais. Considerado por muitos o livro sobre negócios mais importante do Século XX, a obra trata de hábitos capazes de direcionar pessoas a uma vida mais eficaz.

  1. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso

Não adianta entender de empreendedorismo sem entender de mentalidade. Por isso, o livro Mindset é leitura obrigatória para aqueles que desejam mudar a sua forma de enxergar o mundo e desenvolver a mentalidade empreendedora.

  1. Comece pelo porquê

Escrito pelo autor e palestrante Simon Sinek, o livro fala sobre uma abordagem de negócios adotada por grandes empresas e personalidades de sucesso. Segundo ele, só é capaz de, verdadeiramente, influenciar, quem sabe exatamente qual é o porquê por trás de tudo.

  1. Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos

Durante a pandemia vimos a quantidade de empresas que precisaram fechar as portas. Afinal, nem todo mundo tem um plano B debaixo do braço para quando o imprevisto aparece -- e é exatamente sobre isso que trata o livro. O autor, Nassim Nicholas Taleb, aborda a mentalidade antifrágil a fim de mostrar para líderes e empreendedores como ter um negócio que não apenas sobrevive, mas se fortalece diante de adversidades.

Agora que você já sabe o que é mentalidade empreendedora, quais as principais características de quem possui essa mentalidade e também como desenvolvê-la, é hora de colocar todos os ensinamentos em prática.

E se precisar da ajuda de um mentor durante esse caminho, entre em contato para saber mais a respeito da mentoria Ousea para líderes, da Allmark.

Capa do artigo "Conheça os tipos de marca no INPI e suas classificações"

Conheça os tipos de marca no INPI e suas classificações

Você sabia que a Coca-Cola possui 9 registros em apenas uma marca? Isso porque existem diferentes tipos de marca INPI. Assim, a Coca-Cola registrou cada elemento de sua marca, desde a estilística da letra ao pequeno desenho de onda e todos os detalhes. Isso acontece porque existem diferentes tipos de marcas que precisam ser identificadas […]

LEIA MAIS
Capa do artigo "Como resolver o pedido de registro de marca indeferido?"

Como resolver o pedido de registro de marca indeferido?

Finalmente decidiu registar sua marca, mas o pedido foi indeferido? Não se preocupe! Descubra quais situações causam esse problema e quais situações podem ser revertidas com recurso. Estabelecer uma boa marca que transmita a mensagem e a alma de uma empresa é muito importante para assegurar seu destaque no mercado e captar o público-alvo. Porém, […]

LEIA MAIS
Saiba como escolher um empresa de registro de marca

Saiba como escolher um empresa de registro de marca

Duas opções fazem parte da escolha de todos os empresários que tomam a decisão de registrar a sua marca junto ao INPI: fazer todo o processo por conta ou contar com o auxílio de uma empresa de registro de marca. Apesar da primeira opção parecer mais vantajosa, ao observar rapidamente o funcionamento do registro de […]

LEIA MAIS