Qual o primeiro passo para registrar uma marca?

Tem muito empreendedor consciente da importância do registro da marca, mas em dúvida de como fazer, acompanhe nossa dica do primeiro passo a ser dado por quem quer regularizar a posse de sua marca.

Muita gente sabe, mas muita gente também desconhece, por isso, é importante reforçar:

O registro de uma marca ou a patente de um produto, concedidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), são os mecanismos mais seguros de garantia de direitos de uso dos mesmos.

Sem isso, fica difícil – e inseguro -, consolidar uma marca ou colocar um produto no mercado.

E como adquirir estes documentos?

Bem, o órgão no Brasil que os concede é o INPI, que faz isso mediante o cumprimento de alguns protocolos e entrega de alguns documentos. É um processo.

QUAL O 1° PASSO PARA REGISTRAR UMA MARCA?

O primeiro passo no processo de registro de uma marca, é realizar uma PESQUISA DE VIABILIDADE, para verificar a disponibilidade ou não de ingressar com o pedido do registro da marca.

Parece simples, mas não é!

Isto porque se esta verificação não for bem feita, pode culminar no indeferimento do pedido de registro.

“Acontece muito, na verdade, de as solicitações darem errado com pessoas que tentam fazer sozinhas este processo junto ao INPI, porque há muitos detalhes que as pessoas comuns desconhecem. Por não estarem habituadas a lidar com os procedimentos do INPI, acabam interpretando erroneamente algumas solicitações do órgão ou não percorrendo caminhos necessários dentro do processo. O desconhecimento das diferentes categorias que precisam ser avaliadas em uma boa pesquisa de viabilidade, por exemplo, impacta negativamente no resultado da pesquisa. Enfim, muita coisa pode dar errado, por isso, sugerimos sempre buscar profissionais qualificados para isso”, explica o especialista em marcas e patentes da Allmark, Edmilson Lima.

Como em qualquer outra área da vida, investir no conhecimento do outro - que você não possui -, acaba saindo mais barato do que tentar fazer você mesmo e não conseguir.

Allmark – 15 anos de experiência atendendo marcas com propósito

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