Mentoria X Coaching X Consultoria

Afinal, qual a diferença entre a Mentoria e outras técnicas de apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional?

É bastante comum sermos questionados, aqui na Allmark, sobre a finalidade de nossa Mentoria.

Em geral, as pessoas confundem coaching com mentoria ou consultoria e, até mesmo, com treinamento e isso acontece por serem todos processos que focam no aumento de resultados, sejam pessoais, profissionais ou organizacionais, ou seja, todas são metodologias criadas para melhorar a performance de pessoas, equipes e empresas.

E qual a diferença entre estes processos?

Basicamente, a Mentoria é um processo de aconselhamento, o Coaching um processo de aperfeiçoamento e a Consultoria um processo acompanhamento.

Acompanhe e saiba mais!

O QUE É MENTORIA
A MENTORIA é exercida exclusivamente por um profissional experiente em sua área de atuação.

O mentor é tipo um “tutor”, que vai compartilhar com seu mentorado conhecimentos e experiências, para estimular o seu desenvolvimento na área que desejada.

Na Allmark, por exemplo, o Edmilson Lima é um mentor experiente na área de Marcas – registro, valorização, posicionamento, etc.

Então, se você é um empresário e não tem muito clara a importância da sua própria marca, ou se tem essa noção, gostaria de melhorar seu posicionamento, mas não sabe como fazer isso, pode contratar o mentor para te receber conselhos que ajudarão na tomada de decisões e no direcionamento necessário para este fim.

O QUE É CONSULTORIA
A CONSULTORIA é um serviço focado em diagnósticos e processos, com a finalidade de suprir necessidades específicas por meio de recomendações de ações e apontamentos de soluções.

Suponha que sua empresa já tenha uma marca registrada e reconhecida no mercado, mas sinta queda em seu posicionamento e precise de um realinhamento, neste caso, o consultor, que é sempre um especialista em uma determinada área, fará um diagnóstico do seu posicionamento, avaliará as informações coletadas, desenvolverá um projeto e participará da implementação de soluções para o reposicionamento da sua marca.

O QUE É COACHING
O COACHING é um processo que envolve a disponibilidade para mudar.

O coach não dá conselhos, como o mentor, nem fornece soluções prontas, como o consultor, ele estimula seu coachee (cliente) à melhoria contínua de performance.

É um profissional habilitado pela Sociedade Brasileira de Coaching, para aplicar as técnicas dessa metodologia, com a finalidade de desenvolver no cliente as competências que ele precisa para atingir suas metas.

VANTAGEM OUSEA
Por que a Mentoria da Allmark é diferente?

Porque nossa mentoria — chamada de OUSEA —, ousa reunir na figura do mentor, aspectos do coaching e da consultoria, afinal, Edmilson Lima é coach formado e empresário experiente, com mais de 15 anos de atuação na área de marcas e diversos treinamentos, formações e aperfeiçoamentos realizados com foco na melhoria contínua como pessoa e como profissional.

A Mentoria Ousea reúne aspectos essenciais destes três processos, oferendo aos mentorados a possibilidade de não apenas ampliarem o entendimento sobre suas fragilidades ou estimular mudanças comportamentais necessárias como, também, fazer apontamentos pontuais na busca por resultados efetivos dentro da área de marcas.

Curtiu?
Então, entre em contato!

Allmark – conectando pessoas, empresas e soluções

Capa do artigo "Será que MEI pode registrar marca? Descubra custos e o passo a passo do processo"

Será que MEI pode registrar marca? Descubra custos e o passo a passo do processo

O registro de marca é um processo muito importante na vida de microempreendedores individuais. Descubra se MEI pode registrar marca e como o processo funciona. Muitos microempreendedores se questionam se MEI pode registrar marca. Em se tratando de pessoa jurídica, apenas o registro na Junta Comercial e o CNPJ não bastam na hora de proteger […]

LEIA MAIS
6 requisitos para registro de marca que você precisa conhecer agora

6 requisitos para registro de marca que você precisa conhecer agora

Se você possui uma marca, certamente pensa em protegê-la evitando que outras pessoas utilizem o mesmo nome ou representações visuais que possam causar confusões em seu público. O primeiro passo para esse processo é conhecer os requisitos para registro de marca. No Brasil, o órgão responsável por analisar os pedidos de registro e conferir a […]

LEIA MAIS

Mesmo registrada, uma marca pode ser anulada

Preserve-se, há muitos detalhes envolvendo o registo de uma marca, não dá para correr o risco de ser surpreendido. Recentemente uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou o registro da marca Power Bull, por risco de associação indevida com Red Bull, mostrando que, sim, mesmo uma marca possuindo o registro no Instituto Nacional […]

LEIA MAIS