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Importância de empreender com propósito: 5 benefícios práticos

Empreender com propósito é essencial nos dias de hoje. Mas, você sabe como fazer isso? Descubra a importância, como definir o propósito do seu negócio e cinco benefícios para estipular o seu hoje!

Uma empresa bem alinhada com sua visão, missão e valores tem tudo para dar certo. Mas, além dessas características é essencial ter um propósito definido. Já parou para pensar no por quê sua empresa existe e por que ela faz o que faz?

Considerando o surgimento de novas marcas e o aumento da concorrência, diferenciar o seu negócio dos outros hoje em dia é primordial. Para tanto, entender a importância de empreender com propósito faz toda a diferença.

Confira como definir o seu e benefícios desse tipo de empreendedorismo.

Qual a importância de empreender com propósito?

O propósito nada mais é do que a razão por trás da existência de uma empresa. Ter um propósito bem definido vai além dos lucros financeiros: sem esse guia, é impossível proporcionar a melhor experiência e fidelizar clientes. Principalmente num momento em que os consumidores se tornam cada vez mais exigentes.

Segundo uma pesquisa feita pela agência de branding Ana Couto, 67% dos entrevistados preferem comprar produtos ou serviços que tenham propósitos em comum com os deles. Inclusive, eles podem até gastar mais com marcas bem definidas.

Empreender com propósito é a melhor maneira de gerar uma oferta de valor para o mercado e aos consumidores. Isso porque, quando tudo está alinhado aos valores e princípios da marca, é muito mais fácil assegurar a satisfação do público.

Como definir o propósito do meu negócio?

Ao entender a importância de empreender com propósito, é preciso ressaltar que o processo exige determinação e planejamento. Gerir uma marca já é uma tarefa árdua por si só. E, quando todos os detalhes não estão ordenados, o desenvolvimento pode ser ainda mais complicado.

Para definir o propósito do seu empreendimento, comece estudando a teoria do círculo dourado, criada pelo autor e palestrante, Simon Sinek. Esta metodologia tem como objetivo auxiliar a conquista dos melhores resultados para o seu negócio.

Segundo o autor, apesar de empreendedores saberem o que estão fazendo, muitos não sabem qual é o porquê de fazerem o que fazem. E essa é a pergunta certa, capaz de assegurar o sucesso da marca.

O círculo dourado, ou golden circle, é composto por três camadas: o que, como e por que, posicionados de fora para dentro, respectivamente.

Comece explorando o “por quê”:

  • Por que sua empresa existe?
  • Por que você quis empreender?
  • Por que sua marca é importante?
  • Por que ela oferece tais produtos ou serviços?

Todas essas perguntas vão te ajudar a descobrir o real propósito da sua marca. Dessa maneira, é muito mais fácil definir os melhores produtos ou serviços para o público-alvo.

Em seguida, é só avançar para o “como”:

  • Como você vai atingir meus objetivos?
  • Como tais estratégias podem te auxiliar?

Por fim, ao chegar no “o que”, analise e defina os produtos ou serviços que vão ajudar seus consumidores, e tudo aquilo que você pode melhorar.

O propósito é essencial, pois ajuda a descobrir onde você quer chegar e o quanto de energia precisará gastar.

Outras perguntas que podem te ajudar no processo são:

  • Onde você quer chegar?
  • Como as pessoas te enxergam?
  • Como você enxerga sua marca?
  • Seu negócio está de acordo com os princípios, valores e crenças previamente estipulados?
  • Qual a sua motivação?
  • Qual o sentido da sua marca?
  • O que pode melhorar?
  • O que o mundo perderia se sua empresa deixasse de existir?

Importância de empreender com propósito na prática: 5 motivos para definir seu

Ao responder atentamente todas as questões que permeiam sua marca, pode ter certeza que logo você alcançará resultados promissores!

1. Melhora no direcionamento de ações

Ao entender o por quê por trás dos panos, é ainda mais simples descobrir qual direcionamento tomar. Assim, todas as ações se tornam precisas. Elas conseguem atingir o público certo e sanar todas as suas dores.

2. Impulsiona a fidelização de clientes

Como consequência, um público feliz, que acredita no seu propósito, tem tudo para se fidelizar. Portanto, sempre proporcione a melhor experiência ao cliente, desde o primeiro contato. Não se esqueça de mapear o comportamento e as principais necessidades do seu consumidor em potencial.

3. Melhora a imagem no mercado

Marcas alinhadas com seu propósito, missão, visão e valores têm posicionamentos assertivos e uma melhor imagem no mercado. É muito importante ter clareza e ser claro com o público. Tudo isso faz com que você se destaque e seja preferência do consumidor.

4. Gera maior engajamento interno

Dessa maneira, não só a parte externa do negócio funciona, como a interna também. Funcionários que sabem qual o propósito da empresa e são constantemente motivados, se tornam engajados, os primeiros fãs fiéis da marca! E, assim, a promovem com o marketing boca a boca.

5. Gera lucratividade

Um empreendimento com propósito tem mais retorno financeiro do que outros mal-alinhados. Isso porque o negócio consegue promover uma experiência única ao cliente e sanar suas dores, e necessidades com pontualidade.

Viu só como empreender com propósito é essencial para o crescimento da sua marca? Continue conosco e confira mais dicas para ter um negócio de sucesso:

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