Credibilidade empresarial: 4 dicas para aumentá-la e 3 exemplos de empresas
- Allmark |
- 15 de agosto de 2022 |
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Como a credibilidade empresarial faz com que o consumidor compre de você e não do seu concorrente? Quando seu consumidor percebe que o seu produto é mais seguro, que mais pessoas escolheram por ele ao invés de outro, você conquista ainda mais clientes.
Veja só: imagine que você está na cobertura de um prédio e precisa passar para o outro lado. Para isso, você terá que usar uma ponte.
Você enxerga uma ponte de madeira com cordas e outra de metal bem estruturada. Qual das pontes você escolheria para atravessar? É desta forma que a credibilidade atua em um negócio.
A empresa que passa credibilidade é aquela ponte bem estruturada, que apresenta um produto ou serviço mais seguro, o qual mais pessoas escolheram. Mas, como transformar a sua empresa na melhor opção? Sendo uma marca com credibilidade!
Então, veja neste artigo, o que é credibilidade da empresa e como fazer para aumentá-la.
O que é credibilidade da empresa
Credibilidade da empresa se trata de um conjunto de fatores que trazem o consumidor até você, por conta da excelência de quatro pilares: o atendimento, a qualidade, a entrega e o pós-venda.
Assim sendo, uma organização que possui boa opinião do público, fideliza seus clientes com mais facilidade e conquista novos compradores, aumentando os resultados do negócio.
No entanto, construir credibilidade não ocorre da noite para o dia. Isto é, trata-se de um processo que precisa de avaliação constante, visando sempre o melhoramento dos quatro pilares.
Qual é a importância da credibilidade empresarial?
Construir credibilidade é importante para que o consumidor escolha comprar o produto ou serviços da sua marca, no meio de tantas outras. Essa competência é construída a partir da imagem e percepções que a sua empresa passa para a sociedade.
Muitas vezes, a credibilidade é o fator que separa empresas medianas de grandes organizações. Isso porque, atualmente, questões como preço e qualidade não bastam para conquistar a preferência dos consumidores.
Desta forma, sua empresa precisa ir além para ser a preferida dos clientes. Apresentar credibilidade torna isso possível. Por conta disso, você aumenta o valor do seu negócio e se mantém competitivo em um mercado bastante exigente.
Neste sentido, conheça algumas das vantagens de se apresentar como uma empresa com credibilidade no mercado:
- Promove novos negócios;
- Aumenta a confiabilidade de parceiros e fornecedores;
- Facilita gerenciamento de crises;
- Constrói autoridade no mercado;
- Valoriza a empresa financeiramente;
- Melhora a taxa de fidelização de clientes.
Como aumentar a credibilidade da empresa?
Em primeiro lugar, manter a organização para que todas as tarefas que sua empresa promete realizar sejam cumpridas com excelência é essencial. Mas, como realizar todas as atividades, fortalecer sua marca e ainda assim construir uma boa credibilidade?
Veja nossas 4 dicas para te ajudar neste desafio:
- Precifique corretamente
Embora não seja o fator mais importante, ainda assim o preço de venda de um produto ou serviço precisa ser justo e refletir o custo necessário para produção e oferta. Portanto, pondere com cautela este quesito.
Sem contar que, atualmente, os clientes estão mais dispostos a pesquisar antes de fechar um negócio. Por isso, valorize seu trabalho, mas entenda o valor que o consumidor pagará por ele. Um preço elevado prejudica a construção da credibilidade.
- Cumpra suas promessas
Cumprir o que promete está interligado com a construção da credibilidade. Afinal, não existe confiança em uma empresa que não cumpre promessas. Ou seja, não cumpre prazos, horários, nem entrega um serviço ou produto de qualidade.
Para isso, invista em um bom atendimento pós-venda. Desta maneira, você saberá se o seu consumidor está satisfeito com o atendimento recebido e se o seu produto ou serviço alcançou as expectativas. Caso não aconteça, busque melhorias.
- Invista no atendimento personalizado
Personalizar a experiência do consumidor é uma prática que grandes empresas estão investindo. Empresas que compreendem que cada cliente é único e possui necessidades particulares está muito à frente da concorrência.
Portanto, demonstre que o consumidor é importante, use a abordagem correta e invista em técnicas de comunicação assertivas. Por exemplo, ao enviar e-mails ou mensagens, utilize o nome do seu cliente.
- Não descuide da reputação de sua marca
Você consegue medir sua credibilidade no segmento que atua? Se ainda não mensurou esses dados, precisa se atentar a este item.
Pesquisa o que as pessoas estão falando sobre sua marca na internet. Para isso, acesse constantemente sites de reclamações e em redes sociais. Afinal, manter um cliente custa até 7 vezes menos que conquistar um novo, segundo Philip Kotler, o pai do marketing.
3 Empresas que possuem credibilidade empresarial
Com o avanço tecnológico, muitas empresas inovaram em seus processos para garantir a qualidade no atendimento e em todos os processos necessários para se tornar referência no tema de credibilidade empresarial.
Neste contexto, conheça 3 exemplos de empresas que, por meio de estratégias eficazes, são consideradas instituições com alta credibilidade no mercado. Confira!
- Natura
A Natura apresenta 5 centrais de atendimento, visando absorver a demanda entre seus consumidores finais e seus consultores de beleza. Além disso, a empresa foca em capacitar e incentivar seus atendentes com um plano de carreira promissor.
Para tanto, a instituição, além de investir em treinamentos tradicionais, também reforça sua prática com valores comportamentais baseados em abordagem psicológica. Assim, mantém a excelência do atendimento ao cliente e aumenta sua credibilidade.
- Coca-Cola
Embora a Coca-Cola ainda priorize o atendimento ao cliente via tradicional, a empresa utiliza uma comunicação aberta por meio de atendentes capacitados e treinados para elevar a confiança e credibilidade da empresa.
Há ainda, outro ponto que se destaca na retenção e na fidelização de clientes, que se trata de cumprir prazos e apresentar qualidade em todas as suas vias de reclamação. Com a otimização do SAC, a instituição avalia as métricas de qualidade em seu atendimento.
Desta forma, os resultados de uma das maiores empresas do planeta comprovou que focar no atendimento ainda é a melhor solução para o fortalecimento da marca.
- Uber
Esta instituição surgiu devido a uma necessidade pessoal de seus próprios criadores. Ou seja, inconformados com a demora de um táxi, Travis Kalanick e Garrett Camp, inovaram com a criação de um aplicativo rápido e eficiente de transporte.
Criado em 2009, o sucesso do Uber se relacionou com a qualidade do atendimento ao utilizar elementos que atraem e fidelizam clientes por conta de uma excelente experiência do usuário.
Com esses 3 exemplos de credibilidade empresarial, vemos algumas ações em comum entre essas organizações:
- engajamento;
- atendimento ao cliente;
- reconhecimento da marca.
Assim, a união dessas características contribuíram para que todas, hoje, sejam grandes instituições consolidadas no mercado.
Quer mais dicas ou sugestões para aumentar os resultados de sua empresa? Confira outros temas como este em nosso blog.
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