Capa do artigo "5 grandes líderes da história do mundo e seus ensinamentos sobre liderança"

5 grandes líderes da história do mundo e seus ensinamentos sobre liderança

Quem quer ser um líder fora de série precisa saber quais são os grandes líderes da história do mundo e o que eles fizeram para ganhar tanto destaque. Conheça 5 nomes prestigiados e seus ensinamentos.

Ser um bom líder exige comprometimento, disciplina e coragem, entre tantas outras qualidades. Ele é responsável por influenciar pessoas e contribuir para o crescimento não só da marca, como de todos os colaboradores. Esta tarefa não é nada fácil!

Nem todos são líderes natos, mas, o bom é que a habilidade pode ser construída e trabalhada diariamente. A melhor maneira de desenvolver a liderança é se inspirando na trajetória de grandes líderes da história do mundo. E, pensando em te ajudar, selecionamos nomes de personagens ímpares que vão te estimular a crescer cada vez mais.

Conheça 5 grandes líderes da história do mundo

1. Joana D’arc

Joana D'arc foi uma personagem muito importante na história da França e de todo o mundo. Apenas com 17 anos, ela se tornou comandante das forças militares francesas e ganhou o reconhecimento do rei Carlos VII.

Militar durante a Guerra dos Cem Anos, Joana era reconhecida por sua disciplina e pensamento estratégico. A comandante exigia o mesmo comportamento dos soldados, o que garantiu a vitória francesa em batalhas importantes.

O que Joana D’arc pode nos ensinar?

O trabalho em equipe é imprescindível, sobretudo ao lidar com problemas. Um bom líder delega tarefas, de acordo com as habilidades de cada membro da equipe para assim, garantir o sucesso da operação. É essencial traçar táticas e estratégias, com cautela e muita análise. Tudo deve ser feito ao lado dos colaboradores.

2. Martin Luther King

Martin Luther King é considerado um dos grandes líderes da história do mundo. O ativista norte-americano lutou contra a discriminação numa época em que a segregação racial era lei em alguns estados do país.

Martin nunca foi violento. Seus atos públicos eram pautados em manifestações pacíficas, baseadas no diálogo. Além disso, o ativista era um orador fora de série: sempre tinha argumentos e ideias bem pautadas.

Apesar das perseguições e prisões, ele sempre se fundamentou na passividade para alcançar seus objetivos. Em 1964, Martin Luther King Jr. ganhou o Prêmio Nobel da Paz, devido aos esforços em prol dos direitos civis para pessoas negras e igualdade racial.

O que Martin Luther King pode nos ensinar sobre liderança?

Um bom líder também é um bom mentor. Ele é responsável por comunicar e ensinar todos que estão ao seu redor, além de estimular a liderança em outros colaboradores. Tudo isso deve ser feito com base em uma comunicação não-violenta.

Saber se comunicar e estar disposto a ouvir o que os membros da equipe tem a dizer é indispensável para o sucesso de um time.

3. Angela Merkel

A ex-chanceler alemã fez história, por isso é considerada uma das grandes líderes da história do mundo.

Angela Merkel foi a primeira mulher a governar a Alemanha. A líder ficou 16 anos no poder e esteve de frente em diversos momentos de crise, como em 2008, com a crise financeira internacional; em 2015 e 2016, durante a crise dos refugiados na Europa e na pandemia de covid-19, em 2019.

Em todos eles, Angela sempre se mostrou determinada a resolver problemas e superar desafios, o que inspirava confiança no eleitorado. Ela ficou conhecida devido ao seu alto poder de negociação, persuasão e pragmatismo.

Durante três anos consecutivos, Angela Merkel foi considerada a mulher mais poderosa do mundo pela Forbes. Mesmo após deixar o cargo em 2021, a líder é vista como uma das principais lideranças políticas do mundo.

Principais ensinamentos de Angela Merkel

Problemas internos e externos podem acontecer em qualquer empresa. Saber como superá-los é dever de todo líder. Para tanto, pragmatismo, análise e comunicação andam lado a lado na solução dos obstáculos.

4. Steve Jobs

Steve Jobs foi o grande responsável por salvar a Apple da falência, em 1997. Embora seja conhecido até hoje como um líder temperamental e perfeccionista demais, foi ele quem consolidou a marca como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Criativo, ele sempre inspirou a equipe a acreditar que era possível alcançar qualquer coisa. Tanto é que, apesar de não elogiar colaboradores com frequência, Steve conseguia estimular e fortalecer o amor e ligação dos membros com a empresa, através de contatos pessoais, como idas a retiros e caminhadas.

Ensinamentos de Steve Jobs para grandes líderes

Manter a equipe motivada é essencial. Para tanto, mostre onde vocês estão e onde querem chegar, com objetivos mensuráveis.

Ao reconhecer os membros do time como pessoas com sonhos e valores próprios, pode ter certeza que todos vão se sentir ainda  mais estimulados. Um bom líder é a âncora da empresa. Ele dá suporte e auxílio diariamente, em busca dos melhores resultados.

5. Luiza Trajano

Outro nome importantíssimo que vem ganhando destaque e logo estará entre os grandes líderes da história do mundo é a empresária Luiza Trajano. Em 2021, ela foi a única brasileira na lista dos 100 “titãs” mais influentes do mundo, segundo a revista Time.

O reconhecimento é derivado dos esforços de Luiza, em transformar a Magazine Luiza numa empresa inovadora e humanizada.

Para a empreendedora, os colaboradores são parte essencial do negócio, por isso, desde 1990, a empresa investe numa gestão humanizada. Segundo Luiza, os membros da equipe são essenciais para que um negócio cresça de maneira saudável. Tanto é que o time é motivado a superar metas e, quando isso acontece, cada membro é recompensado.

O que Luiza Trajano nos ensina sobre uma liderança de excelência?

Os cerca de 20 anos trabalhando como vendedora e gerente mostraram à Luiza Trajano que o atendimento humanizado era a chave do sucesso em qualquer empresa.

Portanto, cultivar uma relação saudável e sem pressão é a melhor maneira de garantir o crescimento contínuo da sua empresa. Mantenha os colaboradores motivados!

Seja empático, converse e descubra as opiniões e críticas daqueles que trabalham com você. Dessa maneira, a cultura organizacional é fortalecida, e bons resultados são alcançados.

Anote todas as dicas para se tornar um líder excepcional! Aproveite e confira mais conteúdos sobre liderança e gestão de marca, na Allmark:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entenda como funciona o registro de marca internacional

Entenda como funciona o registro de marca internacional

O registro de marca internacional é uma forma de proteger a sua marca em territórios fora do Brasil, garantindo que os seus elementos únicos, como o nome e a logo, estejam assegurados em outros países que você deseja manter relações comerciais. Ao contrário do registro comum do INPI, que protege a marca apenas dentro do […]

LEIA MAIS

Lojas virtuais e cursos online precisam do registro de marca?

O mercado digital está crescendo e com ele as dúvidas com relação à necessidade de regularização no ambiente virtual Uma dúvida comum a muitos empreendedores digitais é quanto à necessidade de regularização do registro de sua marca e a resposta não poderia ser outra: claro que precisa! Ao contrário do que se diz, a internet […]

LEIA MAIS
Saiba o que é licenciamento de marca e como funciona essa prática

Saiba o que é licenciamento de marca e como funciona essa prática

Nem sempre uma marca que tem o seu nome estampado em um produto foi responsável por sua fabricação, divulgação e distribuição. Para entender por que isso acontece é fundamental saber o que é licenciamento de marca. Descubra o que é, quais são os tipos de licenciamento, a sua importância, benefícios e como adquirir licença de […]

LEIA MAIS