O que é posicionamento de marca: como fazer, benefícios e exemplos
- Allmark |
- 6 de junho de 2022 |
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Saber o que é posicionamento de marca vai trazer inúmeras vantagens ao seu empreendimento. Por isso, vem descobrir o que é, como fazer e exemplos de empresas fortes e consolidadas para se inspirar.
Como você quer que sua marca seja reconhecida pelos consumidores? É essa premissa que define o posicionamento de marca.
Num mercado cada vez mais competitivo, é muito importante que empresas se posicionem, para se diferenciarem dos concorrentes e, assim, conquistar a mente e o coração de todo o público.
Mas, o que é posicionamento de marca? Quais são seus benefícios e como colocá-lo em prática? Se você tem essas dúvidas, não se preocupe! Confira a seguir a resposta para todas essas perguntas e exemplos práticos para se inspirar.
O que é posicionamento de marca?
O posicionamento de marca é um termo que define como sua empresa é lembrada e percebida pelo público. Ela faz parte das estratégias de branding e não deve ser deixada de lado, sobretudo se você quer aumentar o número de clientes e a receita no final do mês.
Nesse caso, o foco é a percepção do consumidor, detalhe que vai além dos seus produtos e serviços. Apesar de serem importantes para sua empresa, é o posicionamento correto que fará com que eles se apaixonem, voltem e comprem mais do seu negócio.
Mas, para alcançar tudo isso é muito importante se diferenciar dos concorrentes continuamente. Nesse sentido, empreendedores devem ter clareza sobre os valores da empresa e como eles o diferenciam de outros players.
Alguns questionamentos são base para a construção do posicionamento. São eles:
- Quem é o seu público?
- Quais são suas dores, necessidades e preferências?
- Qual é a sua proposta de valor?
- E os seus diferenciais?
- Como você quer que a marca seja reconhecida no mercado?
Para descobrir a resposta de cada questionamento, faça pesquisas constantes e ajustes contínuos que interligam os valores e percepções da empresa com os do público.
Como fazer posicionamento de marca?
Tão importante quanto saber o que é posicionamento de marca é entender como fazê-lo.
1. Pesquisas e mais pesquisas
Como dito anteriormente, as pesquisas são indispensáveis para toda marca que deseja crescer. Por isso, analise não só o público, como seus concorrentes.
Veja quem são eles, o que eles estão fazendo e como se posicionam. Então, avalie como os seus produtos se diferenciam dos deles. Essa é uma maneira de superá-los e se tornar a primeira opção para a persona definida.
2. Pense nos valores da sua empresa
Definir os valores do seu negócio é muito importante. Isso porque, com valores bem delineados, as decisões estratégicas e até a montagem da equipe se tornam muito mais simples e eficazes.
3. Valorize seus diferenciais
Seja sempre autêntico! Incorpore os valores pré-estabelecidos nos seus produtos, serviços, campanhas e ações, e crie experiências únicas para o público-alvo.
4. Seja consistente até mesmo nos ajustes esporádicos
Consistência é a palavra-chave do posicionamento de marca. Não se esqueça que os consumidores estão em constante movimento! Logo, é essencial que marcas não fiquem estagnadas.
Fique atento às notícias e maiores tendências do momento. Então, agregue o que faz sentido às ações do seu empreendimento.
O conjunto de todas essas ações só trazem benefícios ao negócio, como:
- Aumento da visibilidade da empresa
- Melhora na percepção dos clientes
- Aumento do reconhecimento da imagem no mercado
- Aumento no número de vendas
3 exemplos de posicionamento de marca
Ficou claro o que é posicionamento de marca e suas principais vantagens? Chegou a hora de conhecer exemplos de sucesso ao redor do mundo!
Natura
A Natura é uma das maiores marcas brasileiras e a maior empresa de cosméticos do país. Para alcançar ambas as posições, a marca passou por um momento de rebranding.
Nessa nova fase, a Natura foca na humanização, valorização da natureza, inovação e sustentabilidade. E, tudo isso vai de encontro aos seus valores, em busca de um mundo mais justo, equilibrado e bonito.
Nike
A Nike é conhecida mundialmente por seus produtos esportivos que unem conforto e durabilidade. Para atestar sua qualidade, a empresa foca em parcerias de sucesso, com grandes estrelas do esporte.
Mas não para por aí. Além disso, a marca investe em alternativas para melhorar a experiência do consumidor. No site oficial, por exemplo, o público pode provar roupas e calçados, além de encontrar todas as informações necessárias sobre a empresa.
Magazine Luiza
Uma pesquisa conduzida pela ESPM Rio mostrou que a Magazine Luiza é a primeira marca lembrada de maneira positiva pelo público brasileiro. O mérito não veio à toa!
A empresa possui valores claros, posicionamentos assertivos, que vão de encontro aos do consumidor, além de ter clara preocupação com as necessidades não só dos consumidores, como dos funcionários.
A marca acompanha todas as novidades e assuntos em alta, para melhorar sua reputação no mercado. No início da pandemia, por exemplo, a Magalu fez uma doação de R$10 milhões em combate ao coronavírus. A ação pensada, considerando os valores da empresa, foi muito bem vista e conquistou o coração e a mente do público.
Viu só como o posicionamento de marca é indispensável para o seu negócio crescer? Mas, ainda há muitos outros detalhes que permeiam a criação de um negócio, desde o seu registro.
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