Quanto tempo leva para registrar minha marca ou patente?

O INPI pode levar entre 08 meses até 10 anos para deferir uma marca ou patente, tudo depende da expertise da elaboração do pedido Esta é uma dúvida comum entre empreendedores, inventores e fabricantes em geral: quanto tempo vai levar para ter o registro da sua marca ou patente do seu produto em mãos? A resposta não é simples, pois de depende de muitos fatores, entre eles, o estudo prévio de viabilidade da marca, mas, em média, aqui na Allmark, o protocolo de pedido de registro de uma marca costuma levar oito meses para ser deferido ou indeferido. Com a patente, o processo é um pouco diferente e pode demorar mais. Dependendo do tipo de segmento escolhido, em razão do volume de backlog no INPI e da falta de acompanhamento profissional para realização dos pedidos junto ao órgão, o que agiliza o processo, há casos em que o registro pode levar mais de uma década para ser avaliado. “A falta de conhecimento das regras é determinante no aumento de tempo para se conseguir o registro. A Allmark é uma empresa com mais de 15 anos de experiência na área, isso nos garante maior assertividade na elaboração dos pedidos de registros e patentes e, consequentemente, maior agilidade na sua avaliação. Não se trata apenas de preencher documentos, mas de saber como preenchê-los, para que não haja erros e o processo demore ainda mais”, explica o mentor de marcas Edmilson Lima. DEMORA NAS PATENTES O Brasil é o 11º país no mundo no registro de patentes, e chegou a alcançar cerca de 230 mil documentos à espera de análise no início de 2020, segundo dados do próprio Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro e avaliação dos documentos no país há 50 anos. Para minimizar esse déficit de atendimento, chamado de backlog, o órgão passou por reformulações e informou ter reduzido 50% do déficit. Além disso, destacou metas como a de situar o Brasil entre os 10 países no mundo onde mais se depositam pedidos para proteção da propriedade intelectual. O documento garante o direito de exclusividade por 20 anos na exploração de uma invenção e não possuí-lo é um fator limitante para o crescimento de novas empresas e investimentos nas já existentes, pois ficam suscetíveis à cópia ou uso indevido de suas invenções. A marca sem registro ou a tecnologia não patenteada não possuem garantia de exclusividade de sua exploração pela empresa ou pessoa física, e isso representa prejuízo diante do investimento realizado, além de não gerar lucros com royalties. Daí a importância de contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto, como a Allmark!
Capa do artigo "Conheça os tipos de marca no INPI e suas classificações"

Conheça os tipos de marca no INPI e suas classificações

Você sabia que a Coca-Cola possui 9 registros em apenas uma marca? Isso porque existem diferentes tipos de marca INPI. Assim, a Coca-Cola registrou cada elemento de sua marca, desde a estilística da letra ao pequeno desenho de onda e todos os detalhes. Isso acontece porque existem diferentes tipos de marcas que precisam ser identificadas […]

LEIA MAIS
O que é roubo de propriedade intelectual e o que fazer quando sua marca é afetada

O que é roubo de propriedade intelectual e o que fazer quando sua marca é afetada

Imagine a seguinte situação, você registrou sua propriedade intelectual, como uma logo – um desenho que representa a essa marca, passado um tempo, você viu outra empresa utilizando o desenho que você indicou como pertencente a sua marca. Essa situação caracteriza um roubo de propriedade intelectual. Esse é um tipo de problema que nenhuma marca […]

LEIA MAIS
Como evitar uma disputa de marcas? Dicas importantes!

Como evitar uma disputa de marcas? Dicas importantes!

Quando uma marca indica que outra empresa quebrou o seu direito à exclusividade, uma disputa de marcas pode ser aberta, conferindo aos órgãos competentes a missão de julgar qual das duas pode permanecer utilizando a marca. Diversos são os processos como esse que ganharam notoriedade no Brasil e internacionalmente. Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para […]

LEIA MAIS