Registro de Marcas e Patentes
O INPI pode levar entre 08 meses até 10 anos para deferir uma marca ou patente, tudo depende da expertise da elaboração do pedido
Esta é uma dúvida comum entre empreendedores, inventores e fabricantes em geral: quanto tempo vai levar para ter o registro da sua marca ou patente do seu produto em mãos?
A resposta não é simples, pois de depende de muitos fatores, entre eles, o estudo prévio de viabilidade da marca, mas, em média, aqui na Allmark, o protocolo de pedido de registro de uma marca costuma levar oito meses para ser deferido ou indeferido. Com a patente, o processo é um pouco diferente e pode demorar mais.
Dependendo do tipo de segmento escolhido, em razão do volume de backlog no INPI e da falta de acompanhamento profissional para realização dos pedidos junto ao órgão, o que agiliza o processo, há casos em que o registro pode levar mais de uma década para ser avaliado.
“A falta de conhecimento das regras é determinante no aumento de tempo para se conseguir o registro. A Allmark é uma empresa com mais de 15 anos de experiência na área, isso nos garante maior assertividade na elaboração dos pedidos de registros e patentes e, consequentemente, maior agilidade na sua avaliação. Não se trata apenas de preencher documentos, mas de saber como preenchê-los, para que não haja erros e o processo demore ainda mais”, explica o mentor de marcas Edmilson Lima.
DEMORA NAS PATENTES
O Brasil é o 11º país no mundo no registro de patentes, e chegou a alcançar cerca de 230 mil documentos à espera de análise no início de 2020, segundo dados do próprio Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro e avaliação dos documentos no país há 50 anos.
Para minimizar esse déficit de atendimento, chamado de backlog, o órgão passou por reformulações e informou ter reduzido 50% do déficit. Além disso, destacou metas como a de situar o Brasil entre os 10 países no mundo onde mais se depositam pedidos para proteção da propriedade intelectual.
O documento garante o direito de exclusividade por 20 anos na exploração de uma invenção e não possuí-lo é um fator limitante para o crescimento de novas empresas e investimentos nas já existentes, pois ficam suscetíveis à cópia ou uso indevido de suas invenções.
A marca sem registro ou a tecnologia não patenteada não possuem garantia de exclusividade de sua exploração pela empresa ou pessoa física, e isso representa prejuízo diante do investimento realizado, além de não gerar lucros com royalties.
Daí a importância de contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto, como a Allmark!