Você não precisa ser Walt Disney para impactar pessoas

Grandes líderes são admirados mais por sua trajetória de superação, do que por seu legado propriamente, afinal, pessoas se conectam com histórias.

Um verdadeiro empreendedor é um incansável. Está em sua natureza sonhar e — mais do que isso —, empreender todos os esforços para realizar seus sonhos.

Há uma força interna que move este tipo de pessoa a jamais desistir, ao contrário, a persistir na realização daquilo que sua mente concebe porque, no seu mundo, aquilo já é real, já é palpável, já é possível, falta apenas transferir tudo o que pode ver para o mundo onde as demais pessoas possam ver também.

Esta força determinante é o fator comum a todos os realizadores de grandes feitos na história da humanidade e se transfere, obviamente, ao mundo dos negócios, onde empresários bem sucedidos tornam-se modelos de inspiração, admirados e utilizados como referência por aqueles que desejam, igualmente, encontrar e fazer bom uso da sua própria força interna.

Walt Elias Disney é um dos exemplos mais emblemáticos do mundo dos negócios. Empreendedor, inovador e um obcecado pelos detalhes, ele mudou o entretenimento no século XX, revolucionando a história da animação no mundo inteiro.

Sua história é marcada por inúmeros sucessos e, também, fracassos. Ele era inovador, criativo, bom vendedor, mas péssimo administrador. Faliu empresas, sofreu golpes e traições da equipe treinada por ele, perdeu o direito de propriedade sobre seu primeiro personagem famoso, Oswald, afundou-se em dívidas, mas nunca desistiu, aprendeu com os próprios erros, cercou-se de pessoas melhores do que ele, mesmo naquilo em que era bom, e até a sua morte, aos 65 anos, em 1966, sempre se manteve envolvido na realização de um novo projeto.

SONHE, ACREDITE, OUSE

A infância difícil de Walt Disney e os fracassos com as primeiras empresas que criou não o impediram de continuar sonhando, acreditando ser possível realizar seus sonhos e ousando realizá-los. Para ele, a educação recebida (ou a falta dela) e as circunstâncias, não ditam quem uma pessoa pode ser e o que pode realizar.
Ele foi demitido de seu primeiro emprego, acusado de ser preguiçoso e de não ter criatividade. Imagine se ele não tivesse autoconfiança, se tivesse acreditado em seu ex-chefe e seguido outra carreira... Consegue imaginar o mundo sem o Mickey, o Pato Donald, a Disneylândia e o Walt Disney World?
Depois de inúmeros fracassos na tentativa de empreender, Walt chegou a ser aconselhado pelo irmão a parar de sonhar e arrumar um emprego.
Sim, a vida testa seus propósitos...

LEIA TAMBÉM: A VIDA TESTA SEUS PROPÓSITOS

Acontece que Walt amava desenhar, sonhar e vender e não se traiu jamais, buscou sempre formas de ser fiel à sua própria natureza, nada o deteve em seu propósito de sonhar, acreditar e ousar realizar.

INSTINTO EMPREENDEDOR
Você já descobriu o que ama fazer e em quais habilidades natas pode se sustentar?
Este é um passo decisivo para quem abre uma empresa — conhecer-se e explorar além dos próprios limites —, porque todo empreendedor é um líder, mas o estilo de liderança que vai estabelecer em sua empresa, depende do quanto é capaz de estar satisfeito consigo mesmo, em primeiro lugar.
Walt Disney, por exemplo, construiu um império no negócio do entretenimento, atuando em diferentes frentes, animação, cinema, parques, mas isso só foi possível porque ele conhecia no que era bom e amava o que fazia. Foi capaz de fazer um bom uso de seu instinto empreendedor nato, cercando-se sempre dos melhores profissionais e dedicou-se incansavelmente a realizar um projeto após outro, sem nunca dar-se por satisfeito com um sucesso ou um fracasso.

AUTOCONHECIMENTO E LIDERANÇA
A liderança de Walt Disney foi marcada pelo estigma de ser um homem brilhante, calmo, justo e humano, porém, obcecado pelos detalhes, o que, muitas vezes, atravancou processos, desestimulou equipes e onerou a empresa. “Sempre existirá um jeito de fazer melhor o que estamos fazendo”, é uma de suas frases mais famosas.
Não se pode negar, no entanto, que o treinamento pessoal que fazia questão de dar a todos que trabalhassem em sua equipe, foi determinante em suas conquistas. Ele sabia que o sucesso de um negócio não depende somente de uma grande ideia e dos talentos e conhecimentos do empreendedor, mas principalmente de sua capacidade de envolver outras pessoas para sonharem junto este sonho e sempre exigiu o máximo das pessoas que o cercavam.
Walt Disney foi, sem dúvida, um homem que soube sonhar alto, acreditar firme e ousar corajosamente, deixando um legado inspirador para todos que, realmente, desejam enfrentar o medo de fracassar e tirar suas ideias do papel, transformando-as em algo palpável.
Sua história de vida e de seus personagens, mostram que só há um impedimento para quem quer realizar um sonho: desconhecer sua própria força interior para materializá-lo.

Gostou? Compartilhe!!!

Allmark – registro de marcas e patentes, consultoria e mentoria para líderes que buscam posicionamento e diferenciação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Monitoramento de marca no INPI: o que é? 5 motivos para fazer

Após o registro de marca concedido, entenda o que é e por que investir no serviço de monitoramento de marca no INPI. Imagine que, depois de muito planejar, você tira o seu negócio do papel. Escolhe a marca, faz o devido registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), cria a identidade visual, desenvolve o […]

LEIA MAIS
Saiba o que é nulidade administrativa de registro de marca e quem pode fazer esse requerimento

Saiba o que é nulidade administrativa de registro de marca e quem pode fazer esse requerimento

Você fez o pedido de registro da sua marca, o mesmo foi aprovado pelo INPI e já está há alguns meses com a sua marca, ninguém mais pode tirar esse registro de você, certo? Na verdade, não. Para evitar isso, é fundamental saber o que é nulidade administrativa de registro de marca. Esse processo pode […]

LEIA MAIS
Descubra como a marca influencia a decisão de compra

Descubra como a marca influencia a decisão de compra

Entender como a marca influencia a decisão de compra é compreender não só a importância de sua definição e apresentação para o público, mas também saber posicioná-la conforme aquilo que os seus consumidores ideais esperam. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda como funciona esse poder de influência e qual é a sua […]

LEIA MAIS