Saiba como escolher um empresa de registro de marca

Saiba como escolher um empresa de registro de marca

Duas opções fazem parte da escolha de todos os empresários que tomam a decisão de registrar a sua marca junto ao INPI: fazer todo o processo por conta ou contar com o auxílio de uma empresa de registro de marca.

Apesar da primeira opção parecer mais vantajosa, ao observar rapidamente o funcionamento do registro de marca no Brasil, você verá que ele não só pode levar um bom tempo como inclui uma boa dose de burocracia.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você não só entenda como uma empresa de registro de marca pode ajudar o seu negócio, mas também como escolher um parceiro ideal dentre as opções do mercado. Boa leitura!

O que faz uma empresa de registro de marca?

Algumas etapas fazem parte do registro de uma marca, começando pelas pesquisas preliminares que indicam sua disponibilidade, passando para a abertura do processo junto ao INPI e ao envio dos documentos, chegando ao resultado do pedido.

Isso quando falamos da forma mais simplificada possível, juntando todas as etapas do processo ele pode passar dos 12 meses até você receber o certificado da sua marca.

A atenção a todas essas etapas é justamente o papel de uma empresa de registro de marca, que visa seguir todas as orientações do INPI para que o registro ocorra da forma mais otimizada possível.

Optar pela contratação de uma empresa de registro de marca não é uma obrigatoriedade, mas como você verá no tópico abaixo, garante diversas vantagens para quem faz essa escolha.

Vantagens de contratar empresa de registro de marca

São possíveis vantagens de contratar empresa de registro de marca:

  • Contar com profissionais com amplo entendimento e capacidade de orientação, que vão apontar os documentos a serem apresentados e ajudar na escolha da classe do produto ou serviço;
  • Cumprimento de prazos, evitando que o processo seja perdido e aceleração do processo durante todos os seus passos, já que a curva de aprendizado sobre as etapas do INPI não existe neste caso;
  • Redução de custos adicionais, que aparecem quando o processo é feito de forma indevida;
  • Possuir informações sobre o andamento do processo fáceis de entender, dados pelos profissionais que estão cuidando do registro;
  • Aumento de chance da confirmação do registro, já que todas as etapas contarão com minuciosa atenção.

Como escolher empresa de registro de marca

Agora que você já sabe o que faz uma empresa de registro de marca e quais as possíveis vantagens que ela pode trazer, é hora de saber como confirmar esses benefícios.

Para fazer a escolha certa e contar com as vantagens que apontamos no tópico anterior, você deve procurar por um parceiro que corresponda as seguintes características:

Atuação especializada

O primeiro ponto pode parecer óbvio, mas contar com uma empresa especializada no registro de marca pode evitar algumas dores de cabeça.

Ao optar por um parceiro que entenda superficialmente sobre os processos do INPI e desempenhe diversas funções, você correrá risco de iniciar o seu pedido com erros de preenchimento e com documentos faltantes.

Como o nome já diz, uma especializada se compromete em ser especialista no assunto, estando por dentro dos processos e de todas as atualizações que acontecem no mundo do registro de marcas.

Tempo de mercado

Um bom indicador sobre a qualidade do serviço de uma empresa de registro de marca é o seu tempo de mercado, afinal, um negócio que fornece soluções ruins ou inadequadas para os seus clientes não tende a durar muito.

O tempo também é um indicador de experiência, quanto mais anos a empresa atua no ramo, mais processos de registro de marca ela já fez, mais processos ela já aprovou e mais situações adversas ela já contornou.

Avaliações de outros clientes

Assim como o tempo de atuação é um excelente indicador, saber o que dizem outros clientes que já contaram com os serviços da empresa de registro de marca também aponta a qualidade e a efetividade de seus serviços.

Você pode conseguir essas avaliações através de comentários deixados na página do Google da empresa, ou em sites especializados em solucionar problemas de clientes, como o Reclame Aqui.

Transparência

Ao chegar nas tratativas sobre a forma do contrato e o preço do serviço, é fundamental ficar de olho na transparência da empresa com relação a essas questões. Evitando cobranças “escondidas” e contratos que não sejam tão benéficos para você.

Antes de fechar o acordo, você deve tirar todas as suas dúvidas e ter certeza de quais são os deveres do contratado e quais são os seus deveres, principalmente com relação ao pagamento.

Comunicação eficiente

Como você viu, o processo para registro de uma marca pode demorar, se estendendo por vários meses.

Durante esses meses, fica a cargo da empresa de registro de marca entrar em contato para passar informações sobre o andamento do processo e solicitar possíveis documentos adicionais.

Por tanto, os primeiros contatos com a empresa já são um indício de como ela levará a comunicação após a sua contratação. Nesse caso, cordialidade e uma resposta rápida são indispensáveis.

Custo benefício

Por fim, considere o custo benefício, nem sempre a empresa com o melhor preço tende a ser a melhor escolha, já que o serviço prestado também pode ficar abaixo do mercado.

Considere as informações coletadas nas demais etapas e faça a sua escolha com base na parceira que pode te gerar os melhores resultados enquanto oferece um custo compatível com a realidade da área.

Faça a sua escolha

Como você viu, saber como escolher uma empresa de registro de marca requer atenção sobre informações que podem ser verificadas tanto diretamente com os possíveis parceiros como em outros meios.

Lembre-se de considerar o custo benefício e optar pela empresa que a sua pesquisa apontou como sendo a mais apta para cuidar do seu pedido de registro.A Allmark atua há quase 20 anos com registros para o mercado brasileiro e o exterior, e oferece outros serviços complementares que podem ajudar a alavancar a sua marca. Entre em contato e tire as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Descubra como a marca influencia a decisão de compra

Descubra como a marca influencia a decisão de compra

Entender como a marca influencia a decisão de compra é compreender não só a importância de sua definição e apresentação para o público, mas também saber posicioná-la conforme aquilo que os seus consumidores ideais esperam. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda como funciona esse poder de influência e qual é a sua […]

LEIA MAIS
Saiba o que é licenciamento de marca e como funciona essa prática

Saiba o que é licenciamento de marca e como funciona essa prática

Nem sempre uma marca que tem o seu nome estampado em um produto foi responsável por sua fabricação, divulgação e distribuição. Para entender por que isso acontece é fundamental saber o que é licenciamento de marca. Descubra o que é, quais são os tipos de licenciamento, a sua importância, benefícios e como adquirir licença de […]

LEIA MAIS
Marca tridimensional: o que é e como fazer o seu registro

Marca tridimensional: o que é e como fazer seu registro

Você tem o desejo de se destacar da sua concorrência e acha que a embalagem do seu produto pode ser a diferença nesse objetivo? É hora de conhecer a marca tridimensional e saber como ela pode te ajudar. Presente nos tipos de registro de marca permitidos e realizados pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade […]

LEIA MAIS