Muitas vezes, mesmo sabendo que precisa registrar a marca, o empreendedor deixa para depois... E o depois custa caro!
Quem lida diariamente com a questão de registro de marcas e patentes de produtos, como a Allmark, tem inúmeras histórias para contar de casos em que o empreendedor — ou por desconhecimento ou por pura teimosia —, deixa de fazer o registro de sua marca e depois se arrepende.
Recentemente, na Allmark, um cliente foi surpreendido negativamente pela notícia de que sua marca já existia e, por isso, não poderia ser registrada. “
Ele foi ao contador, abriu sua empresa e com a razão social em mãos alugou imóvel, fez investimentos em fachada, material impresso, uniformes, abriu conta no Instagran e tudo. Somente depois de alguns meses, com toda sua estrutura já funcionando, resolveu nos procurar. Ele ficou arrasado.”, conta o consultor e mentor Edmilson Lima.
Um DETALHE IMPORTANTE dessa história é que o cliente havia feito uma consulta na Junta Comercial, e como a marca apareceu disponível, ele deu andamento aos investimentos, pensando em registrá-la depois.
“Este é um tipo de erro bastante comum. A maioria das pessoas não sabe que o registro de marcas e patentes é realizado a nível nacional, e não estadual, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, único órgão responsável e autorizado a emitir registros e patentes no país”, explica Edmilson.
O QUE FAZER QUANDO SUA MARCA JÁ EXISTE
Depois de receber a notícia de que sua marca já existe e, por isso, não pode ser registrada, o empreendedor se sente perdido, sem saber o que fazer para recuperar o prejuízo com todos os investimentos já realizados levando o nome tão sonhado da empresa.
O que fazer neste momento?
A orientação da Allmark é mudar a marca. A razão social, em alguns casos, até pode ser mantida, mas para evitar problemas futuros com a empresa detentora da marca, o ideal é mudá-la o quanto antes. Para diminuir o prejuízo — que já existe e só tende a aumentar —, o correto mesmo é desenvolver uma nova marca e tentar seu registro.
“Sabemos o quanto é decepcionante este momento para o empresário, que vê todos os seus sonhos idealizados desfeitos por falta de conhecimento, muitas vezes, por uma informação mais clara que poderia ter recebido quando buscou orientação sobre a abertura da empresa, por isso, cumprimos nosso papel social na conscientização sobre este passo tão importante e decisivo para quem quer empreender”, orienta Edmilson Lima.
BUSQUE ORIENTAÇÃO E A SIGA
No que se refere ao registro de marcas, são muito comuns casos de “teimosia crônica”, sabe aquele ‘momento bobeira’ em que o empreendedor, mesmo já tendo sido orientado sobre a importância de registrar sua marca, acredita que este é um “custo” a mais, e que pode deixar para depois, para quando estiver melhor capitalizado.
“Muitas pessoas não compreendem a importância do registro da marca, não entendem que este é o segundo passo mais importante quando se pensa em abrir um negócio, pois é o que as protegerá de prejuízos futuros. Fazem tudo primeiro, colocam a empresa no mercado, para só depois buscar o registro e, então, descobrir que não está disponível. Muitos até persistem no erro e, em vez de mudar a marca, ficam esperando o problema chegar. O resultado é que não conseguem se posicionar no mercado, porque não tem diferenciação”, enfatiza o consultor e mentor Edmilson Lima.
Não basta pesquisar no RegistroBr, no Facebook, no Instagran ou na Junta Comercial se o nome está livre ou achar que porque mudou apenas uma letra do nome que já existe, pode usar a marca. Não é assim que funciona. O que, realmente, funciona é buscar orientação com quem entende do assunto, investir em uma consultoria especializada, que pode oferecer segurança para você tomar atitudes mais assertivas.
Allmark – registro de marcas e patentes, consultoria e mentoria.
www.allmark.com.br
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