Capa do artigo "O que é mentalidade empreendedora: características + 10 livros"

O que é mentalidade empreendedora: características + 10 livros 

Será que basta ter um negócio próprio para, automaticamente, desenvolver uma mentalidade empreendedora? Infelizmente, não. 3 em cada 10 microempreendedores fecham as portas antes dos cinco anos, segundo dados do Sebrae.

Muitos desses negócios certamente têm potencial de prosperar, mas acabam não dando certo pela ausência de mentalidade empreendedora do dono.

Mas… O que é mentalidade empreendedora, afinal? A resposta para essa e outras perguntas você encontra a seguir.

Como ter uma mente empreendedora 

Antes de responder a essa pergunta, é importante deixar claro o que é mentalidade empreendedora. 

Um empreendedor que tem essa mentalidade é aquele que sabe enxergar o próprio negócio a partir do ponto de vista global. Ou seja, que tem plena consciência de que a prosperidade consiste no funcionamento perfeito de um conjunto de engrenagens, e não de uma coisa só, isoladamente.

Para explicar melhor, uma analogia que podemos fazer é a seguinte: a mentalidade empreendedora é a mesma de um engenheiro. Um engenheiro enxerga o projeto completo e entende que para tirá-lo do papel é preciso que mestres de obras, encanadores e eletricistas trabalhem em harmonia.

Se qualquer um deles não cumprir com o seu papel, o sucesso do projeto todo está comprometido. Portanto, o seu papel é coordenar todas as pontas, antecipando problemas e acompanhando o desenvolvimento de ponta a ponta.

4 Principais características de uma mente empreendedora

Você já sabe, na teoria, o que é mentalidade empreendedora, mas e na prática? Aqui estão alguns pontos considerados essenciais: 

1. Pensar estrategicamente

Quando um dono de comércio só se lembra que talvez seja interessante fazer uma ação de natal em sua loja 3 dias antes da data, ele não está pensando estrategicamente. 

Quando a proprietária de um salão de beleza pede para as funcionárias irem trabalhar usando roupa cor de rosa no mês de outubro, porque viu uma outra empresa fazendo isso, ela não está pensando estrategicamente.

Quando é dia dos namorados e o dono do restaurante só colou uns corações na porta de entrada do seu estabelecimento, afinal não gastou mais do que 20 reais para isso, ele não está pensando estrategicamente.

Pensar estrategicamente é antecipar oportunidades com potencial de reduzir a distância até os seus objetivos. 

Usando os exemplos anteriores, é possível entender que as datas sazonais como natal, outubro rosa e dia dos namorados são ocasiões que podem tornar os consumidores propensos a consumir em determinados estabelecimentos — e, consequentemente, aumentar o faturamento desses períodos.

2. Ter visão de longo prazo

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, como diz a citação de Peter F. Drucker. Um dono de empresa, empreendedor do próprio negócio, que deixa os seus resultados na mão do acaso, que espera o país estar em um contexto favorável, que espera a economia mundial atingir um patamar de sucesso, não tem mentalidade empreendedora.

Você deve conhecer alguém assim: quando os negócios vão bem, o cara desfila de carro zero, dá festas abundantes, exibe fotos de viagens nas redes sociais, entre outros luxos. Vive uma vida de rei. 

Por outro lado, quando as coisas vão mal, ele vive pedindo dinheiro emprestado para pagar funcionário, demite colaboradores e até atrasa o pagamento de fornecedores.

Esse é o retrato clássico do empreendedor que não tem visão de longo prazo. Só vive o presente. Vive refém do contexto e de situações que não estão sob seu controle. Depende 100% de como está o dia, a economia e o cenário político.

A visão de longo prazo implica trabalhar diariamente considerando tudo o que pode dar errado e se preparar para isso de antemão. 

3. Tomar decisões

Empreender é um eterno tomar decisões considerando como cada uma delas pode impactar no todo. É, por exemplo, saber visualizar qual o impacto de manter o time todo trabalhando remoto e saber decidir se vale ou não a pena continuar dessa forma.

Ou seja, alguém que tem dificuldade em tomar decisões ou que tende a tomar decisões ruins, precisa melhorar esse ponto para não prejudicar o progresso e crescimento do próprio negócio. 

4. Inspirar e influenciar pessoas

"Então a mentalidade empreendedora é sinônimo de fazer tudo dentro de uma empresa?” você pode estar se perguntando. E a resposta é não. 

Muito pelo contrário.

Se um maestro pudesse tocar sozinho todos os instrumentos de uma orquestra, os instrumentistas seriam completamente desnecessários, certo? Na vida real, o seu papel ali é de enxergar o todo e guiá-los para que a apresentação flua perfeitamente. 

E esse deve ser o papel de um líder que possui mentalidade empreendedora: conduzir as pessoas e influenciá-las a correr atrás do mesmo propósito — o sucesso do negócio .

10 Livros sobre mentalidade empreendedora

Se depois de ler os tópicos anteriores a respeito das características de uma mentalidade empreendedora, mas não se identificou com nenhum dos pontos, aqui vai uma boa notícia: essa postura, maneira de conduzir os negócios, não é um dom. 

Ou seja, é possível adquirir essas características e desenvolver a mentalidade empreendedora a partir de agora.

Para isso, aqui estão duas sugestões: 

  • Ter um mentor, alguém experiente e de confiança que te ajude a enxergar os pontos de melhoria e trabalhar na constante evolução. Aqui na Allmark oferecemos a mentoria Ousea para desenvolvimento de líderes. O trabalho consiste em auxiliar os mentorados a se reconectarem com sua essência e, assim, moverem empresas capazes de transformar pessoas e impactar positivamente o mundo.
  • Estudar por conta própria. Seja por meio de cursos, aulões, masterclasses ou livros. Veja a seguir 10 livros sobre mentalidade empreendedora que podem ser o seu ponto de partida. O conteúdo de muitos deles é, inclusive, abordado na programação da mentoria Ousea da Allmark.
  1. Essencialismo: A disciplinada busca por menos

O livro aborda principalmente a importância de definir prioridades e concentrar energia naquilo que é essencial.

  1. O lado difícil das situações difíceis

Enxergar o lado bom das situações é importante, mas saber lidar com o lado difícil das situações difíceis, assunto central do livro, é fundamental.

  1. Mais Esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso

Segundo Napoleon Hill, autor dessa obra clássica, o objetivo do livro é ajudar o ser humano a descobrir o seu real potencial, desvendando as armadilhas mentais que sabotam a sua vida.

  1. As 16 leis do sucesso

O livro traz as 16 lições que são as bases de toda filosofia de Napoleon Hill, considerado por muitos um gênio na área da realização pessoal e psicologia aplicada.

  1. A Startup Enxuta

O mundo muda muito rápido e a tendência é que a tecnologia acelere cada vez mais as coisas. Nesse livro, o autor traz uma nova abordagem de enxergar e conduzir negócios em um contexto de incerteza, que demanda movimentos ágeis e velocidade na tomada de decisões.

  1. De Zero a Um

Nessa obra, o autor, Peter Thiel, aborda uma visão de inovação em negócios que ensina empreendedores a saírem do óbvio. A enxergarem problemas a partir de novos pontos de vista. 

  1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Êxito profissional não é algo que surge de maneira isolada, mas sim como consequência de atitudes globais. Considerado por muitos o livro sobre negócios mais importante do Século XX, a obra trata de hábitos capazes de direcionar pessoas a uma vida mais eficaz.

  1. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso

Não adianta entender de empreendedorismo sem entender de mentalidade. Por isso, o livro Mindset é leitura obrigatória para aqueles que desejam mudar a sua forma de enxergar o mundo e desenvolver a mentalidade empreendedora.

  1. Comece pelo porquê

Escrito pelo autor e palestrante Simon Sinek, o livro fala sobre uma abordagem de negócios adotada por grandes empresas e personalidades de sucesso. Segundo ele, só é capaz de, verdadeiramente, influenciar, quem sabe exatamente qual é o porquê por trás de tudo.

  1. Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos

Durante a pandemia vimos a quantidade de empresas que precisaram fechar as portas. Afinal, nem todo mundo tem um plano B debaixo do braço para quando o imprevisto aparece -- e é exatamente sobre isso que trata o livro. O autor, Nassim Nicholas Taleb, aborda a mentalidade antifrágil a fim de mostrar para líderes e empreendedores como ter um negócio que não apenas sobrevive, mas se fortalece diante de adversidades.

Agora que você já sabe o que é mentalidade empreendedora, quais as principais características de quem possui essa mentalidade e também como desenvolvê-la, é hora de colocar todos os ensinamentos em prática.

E se precisar da ajuda de um mentor durante esse caminho, entre em contato para saber mais a respeito da mentoria Ousea para líderes, da Allmark.

Capa do artigo "Registro de marca para startups: veja 5 vantagens e passo a passo para registrar seu negócio"

Registro de marca para startups: veja 5 vantagens e passo a passo para registrar seu negócio

Você sabia que somente nos primeiros meses de 2021, US$5,2 bilhões foram investidos em startups brasileiras? O relatório do Distrito confirma que o valor é 45% maior do que o total de investimentos feitos em 2020. Imagine só, o número que representa o registro de marca para startups? Isto é, somos referência no cenário internacional […]

LEIA MAIS
Entenda como funciona o registro de marca internacional

Entenda como funciona o registro de marca internacional

O registro de marca internacional é uma forma de proteger a sua marca em territórios fora do Brasil, garantindo que os seus elementos únicos, como o nome e a logo, estejam assegurados em outros países que você deseja manter relações comerciais. Ao contrário do registro comum do INPI, que protege a marca apenas dentro do […]

LEIA MAIS

Quanto tempo leva para registrar minha marca ou patente?

O INPI pode levar entre 08 meses até 10 anos para deferir uma marca ou patente, tudo depende da expertise da elaboração do pedido Esta é uma dúvida comum entre empreendedores, inventores e fabricantes em geral: quanto tempo vai levar para ter o registro da sua marca ou patente do seu produto em mãos? A […]

LEIA MAIS