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Descubra como desenvolver a liderança com 5 dicas práticas (+4 princípios de um bom líder)

Desenvolver a liderança é uma maneira de melhorar a resolução de conflitos internos e externos, estimular a equipe e alcançar os melhores resultados. São só benefícios! Confira 5 dicas práticas e 4 características de um bom líder.

Inspirar, cativar, estar aberto a uma comunicação e colaborações de sucesso, e despertar a confiança dos funcionários. Essas são algumas das principais responsabilidades (e desafios) de um líder.

O líder é uma peça importante em qualquer empresa. É ele quem toma a frente, encontra soluções, auxilia, estimula e conforta colaboradores em todos os momentos. Aprender como desenvolver a liderança é muito importante, pois só assim é possível avançar e conquistar os melhores resultados.

Steve Jobs, por exemplo, foi um líder tão bom que, além de salvar a Apple da falência, inspirava os funcionários a serem criativos e inovadores no desenvolvimento da mais alta tecnologia. Muitos diziam que não trocariam a experiência de trabalhar com Jobs por nada.

A seguir, confira como desenvolver a liderança, e alcançar resultados positivos para a sua empresa.

Qual é o papel da liderança?

Gerir uma equipe inteira não é nada fácil. É preciso muito jogo de cintura para superar desafios e auxiliar todos os colaboradores.

Hoje, a figura do chefe está ultrapassada. Ninguém quer trabalhar com alguém que se mantém como figura superior, autoritária e controladora, com foco no resultado a qualquer custo.

O líder trabalha em conjunto e se torna a âncora da equipe no dia a dia. Ele não é apenas um gestor, mas um mentor, que cativa, estimula e garante bons resultados. Afinal, um bom tratamento está diretamente relacionado à qualidade da entrega de produtos e serviços. E, para uma marca ser memorável, é preciso haver uma boa gestão por trás de sua imagem.

Desafios da liderança

Falta de transparência, dificuldade em alinhar o time às estratégias da organização e baixo engajamento da equipe são alguns desafios da liderança que precisam ser combatidos com um líder qualificado.

Caso não dê prioridade a resolução de problemas, pode ter certeza que os resultados não serão dos melhores!

Por isso, outros papeis essenciais do líder são:

  • Ter uma visão completa dos procedimentos internos, dos colaboradores e do mercado;
  • Ser transparente e ter atitudes positivas no dia a dia, de modo a evitar sentimentos ruins, como insegurança entre os funcionários;
  • Enxergar as potencialidades da equipe e usá-las na prática;
  • Organizar e influenciar o time a trabalhar em sintonia;
  • Saber se relacionar com os colaboradores e sempre estar atento aos feedbacks;
  • Saber como se comunicar, sobretudo quando problemas acontecem;
  • Formar novas lideranças na empresa;

Quando um líder executa seu papel da maneira correta, os membros da equipe se sentem ainda mais motivados a alcançar bons resultados. E, em consequência, a empresa de fato aumenta os lucros e consegue oferecer produtos e serviços de excelência ao cliente.

5 dicas de como desenvolver a liderança

Aprender como desenvolver a liderança é um processo contínuo. Confira cinco dicas de como desenvolver a habilidade dentro da sua empresa.

1) Conheça a sua equipe e as competências de cada um

Descubra quem faz parte da sua equipe e conheça um pouco mais sobre cada um. 

Todos os anos, Steve Jobs convidava 100 funcionários para um retiro e chamava alguns para fazer caminhadas com ele. Apesar de ser reconhecido como um líder não convencional, Jobs conseguia conquistar funcionários, incentivá-los a fazer um bom trabalho e desenvolver suas maiores habilidades.

Conheça os pontos fortes e fracos de cada um, para potencializar a jornada dos colaboradores no seu time. Mas, não é só isso! Converse e descubra a história, valores e sonhos de cada um.

2) Distribua demandas de acordo com as habilidades dos funcionários

Após descobrir os pontos fortes de cada um, delegue responsabilidades à equipe. Só é possível alcançar bons resultados, quando todos trabalham em conjunto. 

Ao distribuir demandas, a agenda do próprio profissional fica mais tranquila e ele poderá verificar com mais atenção quais processos melhorar.

3) Capacite a equipe

A equipe também precisa de treinamentos constantes para aperfeiçoar suas respectivas funções. Estar atento às mudanças do mercado e oferecer consultorias e treinamentos é essencial. Um bom líder também contribui para a formação de novos líderes.

4) Dê atenção ao feedback interno e resolva conflitos

Antes, durante e após a entrega de qualquer projeto, fique atento ao que foi feito, erros e acertos. Sempre que houver algum conflito, discuta entre os colaboradores e se mostre aberto a resolução do problema.

Não se esqueça que elogios são sempre importantes! Para motivar os membros do time, elogie e seja sempre respeitoso. Caso precise fazer críticas, faça em um local privado.

5) Desenvolva o senso de liderança em todos os colaboradores

Além do líder, os colaboradores também devem aprender como desenvolver a liderança! Como visto, esta habilidade melhora o clima organizacional e é uma ótima maneira de minimizar conflitos no dia a dia.

4 características de um bom líder

Mas, como saber se sou um bom líder?

Além de colocar em prática as dicas anteriores, algumas características são essenciais na construção de um bom líder:

1) Ser apaixonado pelo trabalho

Ter entusiasmo em fazer o que você faz é um grande potencializador do trabalho em equipe. A paixão pela empresa e pelo seu cargo também estimulam o time a alcançar os melhores resultados e melhorar suas próprias habilidades.

2) Ser disciplinado

A disciplina é muito importante para dar conta dos processos no dia a dia. Cumprir prazos, compromissos e reuniões evita desorganizações e influencia colaboradores.

3) Ser transparente

Reconhecer seus erros e discutir o fracasso com os funcionários é uma maneira de aprender e superar desafios. Ser transparente e admitir falhas é essencial.

4) Ser respeitoso

Respeito é importante em todos os momentos, inclusive nos mais difíceis. Demonstre empatia na resolução de problemas entre colaboradores e clientes. Estar aberto a críticas, sugestões e ideias também é importante para o desenvolvimento do seu trabalho.

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