Capa do artigo "Saiba o que é propósito de marca e a sua importância dele para o seu negócio"

Saiba o que é propósito de marca e a sua importância dele para o seu negócio

Saber o que é propósito de marca é essencial para empreendimentos que buscam crescer na mente e coração do público. Descubra as principais vantagens dessa estratégia de branding, mais três exemplos para se inspirar.

Mesmo com tantas empresas no mercado, algumas se tornam facilmente as favoritas do público na hora de escolher um produto ou serviço, pois seus responsáveis definiram bem o que é o propósito de marca do seu negócio.

Afinal, para se tornar uma referência no mercado, não basta apenas fornecer qualidade, é preciso definir bem qual a imagem se pretende passar, bem como valores e propósitos

Por isso, entender bem o que é o propósito da marca e suas vantagens é essencial para captar o público consumidor ideal e garantir seu lugar de destaque num mercado cada vez mais competitivo.

Entendendo o que é propósito de marca

Engana-se quem pensa que o propósito de marca se resume somente aos objetivos de uma empresa. Esse elemento, tão necessário para modelos de negócios que desejam se consolidar no mercado, é entendido como a razão pela qual um empreendimento foi criado.

Isso mesmo! O propósito de marca é a ideia, a essência que a empresa deseja transmitir com o seu nome. Dessa forma, o público-alvo entende qual é o verdadeiro propósito do negócio e consegue criar conexões vitalícias de fato.

Além disso, o propósito de marca deixa claro os objetivos, as mudanças e contribuições que as empresas querem oferecer ao mundo, fazendo com que os consumidores se identifiquem facilmente com suas ideologias e propostas.

A partir da definição desse elemento, é possível trazer benefícios para um modelo de negócio.

Vantagens ao se definir um bom propósito de marca

Com o aparecimento de novos empreendimentos, encontrar e se fixar em um setor pode parecer uma missão impossível, mas não para quem tem um propósito de marca bem definido.

Por meio dele, é possível alcançar metas que podem ajudar a alavancar o sucesso de uma empresa. Veja os benefícios:

1. Crescimento do público consumidor

Ao definir bem sua essência, a empresa consegue se aproximar e conversar com seu público-alvo, de maneira menos agressiva e mais natural. Afinal, um negócio que não tem seu propósito definido, não sabe para onde ir!

No entanto, quando o consumidor tem clareza dos objetivos de um empreendimento e se identifica com eles, é mais provável que essa pessoa se torne um cliente fixo por confiar nos serviços ou produtos oferecidos.

Dessa forma, o propósito de marca garante a captação de público-alvo e permanência desses consumidores em uma empresa.

2. Aumento de vendas

Com o crescimento e a permanência do público, consequentemente, as vendas de uma empresa aumentam.

Ao conhecer os propósitos da marca e as contribuições que um modelo de negócio busca oferecer, é mais fácil que os consumidores adquiram mais produtos e serviços.

Ou seja, ao adquirir algo, o consumidor não está apenas recebendo uma mercadoria, mas sim apoiando uma ideia, incentivando mudanças e objetivos que a empresa busca para a sociedade e o mundo.

3. Melhora na organização interna

Não é somente o público consumidor que se beneficia com um propósito de marca bem definido pela empresa, mas a organização interna da empresa.

Com os objetivos bem traçados, a equipe interna pode estruturar melhor sua atuação ao saber as metas que devem alcançar.

Além disso, objetivos semelhantes dentro de uma empresa melhoram a cooperação entre colaboradores. Como todos buscam cumprir o mesmo propósito, a cooperação e contribuição de cada um é estimulada e incentivada.

A resolução de problemas também será resolvida com muito mais facilidade. Com diferentes perspectivas e conhecimentos de cada um, é possível chegar a soluções práticas e rápidas. 

Por fim, entender o que é propósito de marca e saber como estabelecê-la em uma empresa possibilita a economia de gastos ao evitar a contratação de terceiros para resolver questões internas.

3 exemplos de propósito de marca

Agora que você já sabe o que é propósito de marca, que tal conhecer algumas empresas que souberam como trabalhar esse elemento? Confira três exemplos de propósito de marca bem aplicados:

1. Nubank

Criado com o objetivo de facilitar o acesso de serviços bancários à sociedade, o banco digital Nubank é lembrado atualmente como uma das empresas referências no mercado econômico.

Ao identificar as carências e pontos que os bancos tradicionais não cobriam, a empresa soube definir seu propósito de marca: reduzir as barreiras que impedem o acesso a serviços bancários pelo público.

Com isso, a Nubank se estabeleceu como uma empresa que sabe bem quem é sua persona e quais são mudanças desejam causar na sociedade, trazendo uma nova proposta de modelo de negócio bancário.

2. The Body Shop

Até mesmo empresas do ramo de cosméticos e cuidados pessoais precisam saber bem qual é o seu propósito de marca. A The Body Shop é um dos exemplos de propósito de marca que souberam alinhar sua essência em produtos, serviços e ações.

Com um discurso contra os testes de animais, a empresa busca oferecer produtos que são livres de produtos químicos. Além disso, todos são desenvolvidos com matérias naturais, para não prejudicar a fauna e a flora, seguindo a mesma linha que o público anseia.

Isso significa que os consumidores da The Body Shop não concordam com maus-tratos a animais e com a forma que as demais empresas testam suas mercadorias, por isso, valorizam e preferem a marca frente a outros concorrentes.

3. Coca-Cola

Reconhecida como uma das empresas mais marcantes do setor alimentício, a Coca-Cola não é só lembrada pelas suas cores vermelha e branca, mas também por seu propósito de marca.

Trazer alegria e promover momentos familiares e amigáveis é o objetivo da empresa. 

Com alto investimento em propagandas e discursos que tem como mensagem principal a união, a Coca-Cola já sabe que seus consumidores procuram um momento de aproximação e felicidade em grupo.

Mas, para estabelecer seus objetivos e elaborar campanhas publicitárias e definir qual é o público-alvo, saber o que é propósito de marca foi essencial para que a Coca-Cola se tornasse o que ela é hoje, uma das maiores referências no setor alimentício. Não à toa, todas as ações são bem estruturadas, traduzindo bem os valores e propósitos do negócio.

Mais do que fornecer bons produtos e serviços, definir e ter claro qual é o propósito da empresa é fundamental para alçar voos maiores! Continue na Allmark e confira mais dicas para ter uma marca forte e autêntica.

Leia também: Aprenda como construir marcas fortes em 5 passos simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Capa do artigo "O que é violação de propriedade intelectual: importância e como proteger a sua marca"

O que é violação de propriedade intelectual: importância e como proteger a sua marca

A propriedade intelectual é de suma importância para a sua marca. Ela assegura os direitos da criação aos seus verdadeiros autores. Confira a importância do tema e consequências da violação. Produzir ou criar uma obra não é fácil. Exige tempo, dinheiro e recursos! Já pensou, após tanto esforço, ter sua criação plagiada por outra pessoa? […]

LEIA MAIS
Características das marcas de posição, quando escolher uma e 5 exemplos

Características das marcas de posição, quando escolher uma e 5 exemplos

Em setembro de 2021 foi publicada pelo INPI uma portaria (portaria 37/21 do INPI) que permitiu o registro de marcas de posição no Brasil, trazendo uma nova perspectivas para empresas que desejam proteger elementos únicos dos seus produtos. Mas, você sabe o que são marcas de posição? Como a sua homologação ainda é nova, esse […]

LEIA MAIS
Capa do artigo "Registro de marca para startups: veja 5 vantagens e passo a passo para registrar seu negócio"

Registro de marca para startups: veja 5 vantagens e passo a passo para registrar seu negócio

Você sabia que somente nos primeiros meses de 2021, US$5,2 bilhões foram investidos em startups brasileiras? O relatório do Distrito confirma que o valor é 45% maior do que o total de investimentos feitos em 2020. Imagine só, o número que representa o registro de marca para startups? Isto é, somos referência no cenário internacional […]

LEIA MAIS