Capa do artigo: "O que é registro de marca coletiva? Tire todas as suas dúvidas!"

O que é registro de marca coletiva? Tire todas as suas dúvidas!

O registro de marca coletiva é um processo que pode aumentar a visibilidade da sua empresa e diminuir custos com marketing. Descubra quem pode e como solicitar, vantagens e exemplos para se inspirar.

Você já ouviu falar sobre o registro de marca coletiva? Muitas vezes, membros de uma mesma associação, sindicato ou cooperativa resolvem se unir para criar um único nome, ainda mais forte. A união traz uma série de benefícios aos envolvidos e torna-se uma saída viável para quem quer reduzir custos e crescer.

Se nunca tinha ouvido falar sobre marca coletiva antes, descubra o que é, principais vantagens e exemplos reais, para entender tudo sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é marca coletiva?

A marca coletiva é a união entre diferentes empreendedores ou entidades. Através dela, cada um dos participantes tem direito exclusivo sob o uso da marca. Dessa maneira, não há problemas com burocracias, como a procura por licença de uso e direitos autorais. Todos se beneficiam da parceria!

Para tanto, é importante haver o registro de marca coletiva de antemão, de modo a assegurar todos esses direitos. Além disso, cada marca deve ter seu próprio regulamento, para que todos usufruam dos benefícios, de maneira igualitária.

Leia também: Como funciona a lei de copyright? Descubra a importância do registro

Quem pode solicitar o registro de marca coletiva?

Esse tipo de marca nasce através de membros de associações, cooperativas, sindicatos e outras organizações. Em geral, é comum que pessoas de um mesmo segmento se unam para impulsionar seus negócios a partir dessa estratégia. Assim, todos saem ganhando.

Além disso, a competitividade se torna saudável e os custos com propagandas diminuem.

Exemplos de marca coletiva

Para facilitar a associação ao termo, trouxemos dois exemplos de marca coletiva. É mais simples do que parece!

Vinhos do Brasil

O primeiro exemplo é a Vinhos do Brasil. Essa associação reúne diferentes marcas de vinho numa única plataforma. No site, consumidores encontram diversos nomes, como Gaja, Quinta do Vale Meão e Montes. A união torna a procura por vinhos de qualidade muito mais fácil.

Unimed

A Unimed é outra marca coletiva, pois reúne diferentes cooperativas médicas brasileiras - a maior do mundo. Para se ter uma noção de sua grandeza, são mais de 115 mil médicos cooperados e mais de 2,4 mil hospitais credenciados. Todos atuando sob uma mesma marca!

Principais vantagens

A associação entre diferentes empresas traz vantagens ao seu negócio:

Redução de custos em propaganda

Com o registro de marca coletiva feito, todos os empreendedores passam a dividir os custos de marketing. Dessa forma, os gastos são reduzidos, ao mesmo tempo em que a visibilidade da marca aumenta.

Valorização dos empreendedores

Com uma visibilidade maior, pequenos comerciantes passam a crescer ainda mais, devido à constante divulgação. Em consequência, o mercado e a cultura local são valorizados e estimulados. Isso significa que o negócio cresce junto com a valorização da marca.

Novos aprendizados

A marca coletiva faz com que as empresas aprendam mais umas sobre as outras. O conhecimento é expandido e dividido entre empreendedores e, assim, novos mercados e abordagens podem ser explorados.

Segurança comercial e jurídica

Com os termos bem delineados, todos os membros da marca coletiva terão direitos exclusivos sob o uso da imagem, sem problemas jurídicos, comerciais ou institucionais.

Leia também: O que é violação de propriedade intelectual: importância e como proteger a sua marca

Como fazer o registro da minha marca coletiva?

Como qualquer outro registro, o processo deve ser feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Após o aceite, a certificação vale por 10 anos. Passado o período, ele pode ser prorrogado ou não.

Nós, da Allmark, sabemos o quão burocrático é o processo de registro de marca. Todos os envolvidos devem estar atentos aos detalhes! Separar toda a documentação, por exemplo, é de extrema importância, pois evitará transtornos futuros e assegurará sua correta exclusividade.

Nesse sentido, podemos te ajudar! A Allmark garante o apoio necessário na hora do registro, monitoramento e proteção de marca. Quer saber mais? Solicite seu orçamento no site hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marca tridimensional: o que é e como fazer o seu registro

Marca tridimensional: o que é e como fazer seu registro

Você tem o desejo de se destacar da sua concorrência e acha que a embalagem do seu produto pode ser a diferença nesse objetivo? É hora de conhecer a marca tridimensional e saber como ela pode te ajudar. Presente nos tipos de registro de marca permitidos e realizados pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade […]

LEIA MAIS

Classe de marcas no INPI: o que é e quais são as suas principais divisões

Algumas etapas fazem parte do processo de registro de uma marca, entre elas a definição da classe de marcas no INPI, que evita a aparição de dois serviços ou produtos com nomes similares voltados à mesma classificação. Por exemplo, o chocolate “bis” e a moto “biz”, a definição da classe em que ambos se enquadram […]

LEIA MAIS

Você sabe a diferença entre marca e patente?

Muita gente não sabe, mas marca e patente não são complementares. Uma confusão comum é imaginar que se patenteia uma marca.Não existe “patente de marca”. O que existe é registro de marca e registro de patente de ideias e processos. A marca refere-se a uma criação intelectual que auxilia o(a) empresário(a) na identificação e divulgação […]

LEIA MAIS