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Registro de marca para startups: veja 5 vantagens e passo a passo para registrar seu negócio

Você sabia que somente nos primeiros meses de 2021, US$5,2 bilhões foram investidos em startups brasileiras? O relatório do Distrito confirma que o valor é 45% maior do que o total de investimentos feitos em 2020. Imagine só, o número que representa o registro de marca para startups?

Isto é, somos referência no cenário internacional quando se trata de desenvolvimento de negócios inovadores. Atualmente, somos o quinto país do mundo que mais investiu em fintechs.

Com esses números impressionantes, possuir o registro de marcas para startups é um fator muito importante. Afinal, sua marca funciona como porta de entrada para seus produtos ou serviços. 

Você ainda tem dúvidas se registrar sua startup vale a pena? Confira neste artigo, 5 vantagens do registro de marca para startups e quais os passos para fazer este registro. 

5 Vantagens do registro de marca para startups

A única forma de você garantir que uma marca é sua é por meio do registro no INPI. Mesmo que você tenha criado ela do zero se não for registrada, não é sua. Assim, registrar sua marca é fundamental para todos os tipos de empresas.

No entanto, para startups este fator se torna ainda mais importante porque são empresas que possuem, pela sua própria natureza, a tendência de crescer de maneira muito rápida. Já que escalam rapidamente, a exposição da marca ocorre na mesma velocidade.

Ou seja, de uma hora para outra sua marca passa a ficar muito exposta e se você ainda não tiver se precavido, poderá ter problemas com o uso indevido dela. Afinal, a única forma de garantir que a marca é sua é registrando!

Além disso, listamos a seguir 5 das principais vantagens em ter sua marca registrada. Veja!

  1. Exclusividade

Quando você registra uma marca, ela se torna só sua. Deste modo, você terá o registro dela por 10 anos e isso te garante exclusividade. Assim, você consegue notificar outras empresas caso encontre o uso indevido de sua marca e evita disputa de marcas.

Isto quer dizer que, o registro impede que outras pessoas usem suas ideias ou inovações de forma indevida, ou ainda que desvalorizem sua marca.  Por outro lado, o fato de não ter um registro coloca sua startup em uma posição bastante vulnerável.

  1. Ativo da empresa

A marca passa a integrar a empresa como um ativo, um elemento de valor. Isto é, reflete diretamente no seu valuation. Assim, o registro da marca te permite monetizá-la. 

Embora seja um bem intangível. Ou seja, algo que não consegue pegar com as mãos, ainda assim se trata de uma propriedade que você pode contabilizar como ativo empresarial, mensurando valor de mercado para sua startup.

Além disso, para você poder utilizar sua marca e desenvolver seu branding e todas as ações de marketing buscando se fortalecer e se posicionar perante ao seu público-alvo é necessário ter um registro de sua marca.

  1. Aumenta o valor do seu negócio

Com o registro de marca para startups você evita comprometer os investimentos feitos para promover seu serviço e evita que outra empresa use uma marca semelhante. Desta forma, com suas estratégias de branding, você aumenta a familiaridade dela com seu público.

Em outras palavras, uma marca aumenta o valor de todo seu portfólio de serviços. Neste sentido, marcas registradas apoiam os fundadores que podem tirar o máximo de proveito de sua startup. Com isso, evidencia segurança e crescimento sustentável a longo prazo.

  1. Confere valor comercial

Apesar de não ser, como mencionamos, um item tangível, ao registrar sua marca, além de protegê-la de uso indevido, você a transforma em capital. Isto é, sua marca pode ser um objeto de operações de exploração comercial.

Mas, como isso acontece? Por meio de concessão de licenças, de contratos de exclusividade ou de merchandising. Afinal, você pode transferir  ou licenciar uma marca registrada, estendendo o seu negócio para outros setores. 

  1. Facilita a busca de investimentos

Os investidores esperam que você possua uma marca registrada. Isso porque, esta ação demonstra que seus fundadores possuem clareza e foco do seu negócio e se encontram numa posição única para construir e explorar o mercado, evitando problemas.

Isto quer dizer que marcas protegidas funcionam como um atrativo a mais da sua startup, já que aumenta o valor e o potencial do negócio. Desta forma, o registro de marca para startup funciona como um bom argumento de negociação na busca por investimentos.

Passo a passo: registro de marca para startups

Primeiramente, antes mesmo de escolher o nome de sua startup ou da sua marca, verifique se sua escolha já não está registrada. Para isso, acesse o portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Contudo, caso o nome que você pretende utilizar já esteja registrado, não entre em desespero. Você ainda poderá usá-lo caso o registro já feito seja de outro segmento diferente do seu. Em seguida, veja quais os passos para registrar a marca de sua startup:

  1. Cadastre sua empresa ou o titular da marca no portal oficial do INPI;
  2. Emita o GRU (Guia de Recolhimento da União); se trata de uma taxa inicial de pagamento para os serviços do INPI;
  3. Realize o pagamento do GRU, esta taxa é obrigatória;
  4. Faça o pedido de registro de marca e anexe todos os documentos solicitados;
  5. Acompanhe o pedido semanalmente;
  6. Confira o parecer técnico do INPI, ou seja, o registro concedido ou não;
  7. Por fim, consiga a expedição do Certificado do Registro de Marca.

Vale destacar que este registro possui validade de 10 anos, sendo necessário renovar após este período. Além disso, todo o procedimento leva em torno de  6 a 15 meses. Para evitar que este prazo se exceda, realize uma pesquisa minuciosa do nome que pretende usar.

Isso porque, ao realizar algum erro no procedimento, este tempo pode se estender ainda mais. Portanto, o mais recomendado a se fazer é buscar uma empresa especializada neste serviço. 

Então, evite erros, indeferimento do seu pedido, prejuízos financeiros e emocionais. Para isso, conte com uma empresa especialista para te ajudar neste processo. A Allmark atua neste segmento há 20 anos e está pronta para te ajudar, entre em contato pelo site.

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