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Aprenda como construir marcas fortes em 5 passos simples

Sua empresa não precisa ser gigante ou investir milhares de reais em campanhas para obter sucesso. Descubra como construir marcas fortes em cinco passos! Confira mais três exemplos reais para se inspirar.

Muitos empreendedores ainda acreditam que orçamentos milionários são o que guiam um negócio ao sucesso. No entanto, esse pensamento está ultrapassado, principalmente se pensarmos que o modelo de consumo atual é diferente. Saber como construir marcas fortes hoje é a melhor maneira de crescer.

Isso porque os consumidores não buscam apenas produtos ou serviços, mas experiências únicas. Nesse sentido, empresas precisam abandonar visões antigas e entender que, com pequenas ações, é possível destacá-la e fidelizar clientes. A seguir te ensinamos como construir marcas fortes, com exemplos reais.

O que é uma marca forte?

Quando falamos em bancos digitais, qual é o primeiro nome que vem à sua mente? Seja qual for sua resposta, saiba que essa é uma marca forte.

Sabe por quê? Porque ela se conecta com você e outros consumidores, através de uma construção de branding (ou gestão de marca) de qualidade.

Para início de conversa, é essencial ter clareza sobre o propósito do seu negócio e como você quer ser lembrado pelo seu consumidor. Assim fica mais fácil partir para prática. Com ações pontuais você terá consumidores fiéis, mais avaliações positivas, mais clientes satisfeitos e maior relevância no mercado.

Como construir marcas fortes em 5 passos

1. Defina o posicionamento da empresa

Antes de criar qualquer estratégia entenda porque sua marca existe. Consumidores compram de empresas com quem se identificam, logo, saber quais são seus valores, propósitos e missão é o ponto de partida.

Portanto, avalie seus diferenciais e por que possíveis clientes vão comprar o seu produto e não de concorrentes. A partir daí, comunique sua promessa em todas as estratégias e ações.

2. Crie uma persona

Em seguida, crie um público-alvo bem definido. Afinal, o que adianta ter um bom produto se ninguém compra? A regra anterior vale aqui mais uma vez: com uma persona construída, fica mais fácil criar estratégias alinhadas e assegurar o sucesso do seu negócio.

Alguns pontos de atenção para avaliar são:

  • Quais variáveis impactam sua decisão de compra?
  • Quais produtos e serviços vão auxiliar os consumidores?
  • Quais as expectativas do consumidor?
  • Onde ele compra?
  • Como realiza suas compras?
  • Quem o influencia no dia a dia?
  • O que ele realmente precisa e o que você pode entregar?

3. Desenvolva uma identidade visual única e consistente

Outro ponto muito importante é a identidade visual da sua marca. Ela fará com que seus consumidores lembrem ou associem determinadas cores, ou design ao seu negócio.

Lembre-se que sua identidade deve traduzir valores, objetivos e missão através das cores, elementos e tipografia. Vale a pena pesquisar o significado de cada um, para garantir que seus objetivos estão sendo cumpridos.

Então, é só aplicar a identidade em embalagens, uniformes e até mesmo postagens nas redes sociais.

4. Fique atento às redes sociais

É nas redes que pessoas procuram marcas, produtos e serviços. Logo, investir no crescimento online nunca foi tão importante!

Portanto, crie páginas e perfis, além de um site oficial - o cartão de visitas do seu negócio.

Não se esqueça de avaliar onde sua persona está, para entender em quais canais faz sentido abrir uma nova página. A partir daí, foque na criação de uma comunidade sólida, com conteúdos de valor, de vídeos a fotos, depoimentos e o que for necessário para fortalecer sua marca.

5. Foque no atendimento ao consumidor

Um dos pontos mais importantes para consumidores é o atendimento. Ele é o grande responsável por repelir ou fidelizar novos consumidores. Por isso, atenção redobrada aqui!

Sempre responda o mais rápido possível, mostrando-se disposto; responda comentários nas redes, crie um FAQ com as perguntas mais frequentes e nunca deixe o consumidor na mão.

Exemplos de marcas fortes

Agora que você sabe como construir marcas fortes, confira três exemplos de grande renome ao redor do mundo:

1. McDonald's

Um dos principais pontos fortes da rede é sua identidade visual. Pense: quando falamos em McDonald’s, as cores vermelho e amarelo vem rapidamente à mente.

Mas, não é só isso. A marca foca em um atendimento rápido e na criação de conexão com o consumidor nas redes sociais.

Presente em 117 países, uma das características mais bacanas é a personalização do cardápio, de acordo com necessidades dos consumidores, especificidades culturais e demandas variadas. E, a marca faz tudo isso sem perder sua essência, baseado nos seus conceitos próprios de segmentação, experimentação, adaptação e inovação.

2. Apple

A Apple guia-se na oferta de elegância, luxo, exclusividade e design. Esses quatro pilares são vistos em seus produtos, lançamentos e serviços - não à toa, ela domina o mercado tecnológico.

A Apple também procura surpreender continuamente e se conectar ao emocional dos consumidores em todo lançamento. Seus clientes são tão fieis que não se importam em passar horas em longas filas ou pagar mais caro por seus produtos.

3. Itaú

De acordo com a consultoria Interbrand, o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil. A consistência, apelo visual e consistência na comunicação são três fatores que guiam a força do seu posicionamento.

A visão e valores são transmitidos em todas as ações, de modo a estabelecer conexões e vínculos com quem está do outro lado. Tanto é que as redes sociais são usadas, sobretudo, para se relacionar e se comunicar com o público.

E não para por aí! Um dos grandes diferenciais do Itaú é que ele vai além do ambiente corporativo, investindo em educação, esporte e cultura, com programas como a Fundação Itaú Social e o Espaço Itaú de Cinema.

Ficou inspirado? Saber como construir marcas fortes é um grande diferencial e primeiro passo para o sucesso, seja sua marca grande ou pequena. Continue no blog da Allmark e descubra como fazer seu negócio crescer continuamente:

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