Como manter uma equipe motivada: 6 lições eficazes p/ aplicar

O sucesso de uma empresa começa pelo time engajado, alinhado rumo aos mesmos objetivos. E se você não faz ideia como manter uma equipe motivada, aqui estão lições eficazes para aplicar o quanto antes.

Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, mas é altamente necessária. Portanto, se você não sabe como manter uma equipe motivada ou que caminhos tomar para melhorar a sua postura diante do time, mesmo que remoto, acaba de chegar ao lugar certo.

A seguir estão reunidas 6 lições eficazes e que podem ser aplicadas hoje mesmo para dar um gás na motivação do time. Anote aí!

  1. Ofereça um ambiente de trabalho prazeroso

Mesa de sinuca, geladeira de cerveja, pufes coloridos por todo canto — isso tudo deixa o espaço de trabalho moderno, descontraído e também confortável, mas nenhum deles é pré-requisito para tornar o ambiente prazeroso.

Se você não sabe como manter uma equipe motivada, saiba que oferecer um ambiente de trabalho agradável não precisa ser caro e nem demanda altos investimentos: cadeiras confortáveis, iluminação adequada, limpeza em dia e equipamentos em perfeito funcionamento já bastam.

Como manter uma equipe motivada trabalhando remotamente

“No meu caso, a empresa opera de maneira digital e o time é todo remoto. Como manter uma equipe motivada nesse caso? É possível oferecer um ambiente prazeroso?”

Resposta: sim.

Ambiente de trabalho não deve ter relação, necessariamente, ao espaço físico, mas sim ao período em que o colaborador está em contato direto com a empresa, realizando as suas tarefas.

Por isso, aqui estão alguns recursos capazes de transformar o ambiente de trabalho agradável, mesmo que de forma remota:

  1. Happy hour online uma vez por semana

Estimular o bate papo descontraído mantém o time unido, sintonizado. Nos dias de Happy Hour, liberar um vale de R$30 a R$50 para os funcionários comprarem bebidas e petiscos para degustar em casa pode tornar tudo ainda melhor.

  1. Aplicativos que medem a satisfação dos funcionários

Você sabia que existem aplicativos cuja função é medir o humor e a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho? Os dados são completamente sigilosos e os líderes têm acesso a relatórios e insights para melhorar o humor do pessoal.

Work.com e o Tiny Pulse são dois exemplos.

  1. Auxílio home-office

Um desafio grande do trabalho remoto é saber se os funcionários estão trabalhando em um ambiente estimulante. Afinal, nem sempre a casa é um ambiente preparado para isso -- ela pode ser pequena demais, escura demais ou barulhenta demais — o que acaba interferindo na produtividade.

Por isso, algumas ideias são: promover concursos premiando o home office mais bonito e bem equipado e/ou oferecer auxílio home office para que os colaboradores melhorem o seu espaço de trabalho em casa. 

  1. Defina metas claras e alcançáveis

Como é o processo de definição de metas na sua empresa hoje? Você considera períodos sazonais? Leva em conta a situação econômica do país ou só os números de uma fria planilha do Excel?

As metas são sim motivadoras, desde que possíveis de alcançar. Quando as metas são inalcançáveis, provocam o efeito contrário: desanimam mesmo os melhores vendedores. 

Como são as metas da sua empresa, hoje? Elas são combustível para manter os colaboradores em movimento ou são banho de água fria?

  1. Motive a busca por conhecimento

Desenvolva a cultura do aprimoramento constante. Para isso, analise as forças e fraquezas dos seus colaboradores e, com base nessas informações, ofereça treinamentos e cursos para a equipe. 

  1. Estimule a colaboração de ideias e soluções

Você sabe o que pode acabar com a proatividade de um funcionário? Ter a impressão que suas ideias e soluções propostas não fazem a menor diferença. 

Para evitar que os seus colaboradores tenham esse sentimento, cultive o hábito de fazer perguntas, ouvir as suas respostas de forma atenta e, sempre que possível, implementar suas soluções.

  1. Evite reuniões desnecessárias

Se o assunto pode ser resolvido em um e-mail ou uma rápida troca de mensagens, evite convocar uma reunião. As reuniões desnecessárias podem acabar com a produtividade da equipe e, portanto, devem ser realizadas com moderação, somente em caso de extrema necessidade.

  1. Seja um líder que inspira

Você sabe o que diferencia um aglomerado de pessoas de um time? A presença do líder. 

A importância do líder na motivação da equipe é ser a figura que guia o time até o objetivo comum: resultados. Por isso, conhecer muito bem as pessoas, as suas necessidades e desejos, entender as suas forças e fraquezas, é essencial para saber qual a melhor maneira de liderá-las e inspirá-as.

Em caso de dúvidas a respeito de qual o papel do líder na motivação da equipe, a resposta é a seguinte: oferecer o que for necessário para que os colaboradores possam executar o seu trabalho.

Agora que você já sabe como manter uma equipe motivada e qual o papel do líder nisso tudo, por que não melhorar as suas habilidades de liderança?

A Allmark oferece uma mentoria voltada para a formação de líderes inspiradores, capazes de transformar pessoas e construir marcas poderosas. Quer saber mais detalhes sobre tempo de duração e funcionamento da mentoria Ousea? Entre em contato pelo site.

Quanto tempo leva para registrar minha marca ou patente?

O INPI pode levar entre 08 meses até 10 anos para deferir uma marca ou patente, tudo depende da expertise da elaboração do pedido Esta é uma dúvida comum entre empreendedores, inventores e fabricantes em geral: quanto tempo vai levar para ter o registro da sua marca ou patente do seu produto em mãos? A […]

LEIA MAIS
Capa do artigo "Processo de disputa de marca: 5 exemplos e como evitá-lo"

Processo de disputa de marca: 5 exemplos e como evitá-lo

O processo de disputa de marca acontece para legitimar o seu negócio e torná-lo único. Confira o que é, quando acontece e como evitar problemas. Um dos passos mais importantes no desenvolvimento de uma marca é o registro dela. Já pensou se tem outra pessoa usando o mesmo nome ou logotipo que você pensou com […]

LEIA MAIS
Capa do artigo "O que é registro de marca: descubra quais as etapas envolvidas + 3 razões para registrar"

O que é registro de marca: descubra quais as etapas envolvidas + 3 razões para registrar

Se a sua marca não possui registro, ela não é sua. A única forma de proteger a sua marca contra uso indevido e plágio é fazendo o seu devido registro. Portanto, descubra agora o que é registro de marca e como fazer o seu. Após registrado, o nome de uma empresa é também um bem. […]

LEIA MAIS