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Dicas de liderança na empresa: veja estas 4 táticas eficazes e impossíveis de ignorar

Liderar é mais do que dar ordens, é inspirar os colaboradores e torná-los engajados ao propósito da empresa. Veja a seguir dicas de liderança na empresa capazes de transformar o clima organizacional.

Não é fácil liderar. As pessoas são diferentes, possuem sonhos e desejos diversos, e o papel de um líder é conseguir despertar a mesma sede de resultado em todas elas. 

Apesar de não ser fácil, é menos trabalhoso do que parece. Atitudes simples, algumas até um pouco óbvias, podem causar maravilhas dentro de uma empresa. No entanto, é preciso lembrar-se delas todos os dias.

Veja a seguir 4 dicas de liderança na empresa que podem virar o jogo do seu negócio.

1. Escute mais e imponha menos

Um dos erros mais comuns que um líder pode cometer é ser impositivo. Ou seja, ser aquele cara mandão que não escuta, só dá ordens o tempo todo: “faça desse jeito!”, “quero assim!”, “tem que ser dessa forma!”.

Afinal, ser líder é muito mais do que mandar. Ser líder é inspirar colaboradores a crescer, evoluir. É extrair o melhor das pessoas. E tudo isso só é possível perante a uma pequena, mas impactante, mudança: a de ouvir mais do que falar.

Escutar atentamente as pessoas que trabalham com você gera conexão, amplia o diálogo e faz com que elas se sintam (cada vez mais) confortáveis para expressar ideias, compartilhar pontos de vista, sonhos pessoais e também metas. 

Por que isso é importante? Porque quanto mais um líder conhece os seus liderados, mais ele saberá motivá-las e torná-las engajadas ao propósito da empresa.

“Liderar não é impor, mas despertar nos outros a vontade de fazer”.

2. Comunicar as metas e objetivos com clareza

“Parece que meus colaboradores não entendem quais os objetivos da empresa. Não sei mais o que fazer!” Se você também já teve essa impressão a respeito dos seus liderados, continue lendo.

É preciso entender que as pessoas são diferentes e nem todas vão absorver da mesma forma aquilo que você tem a dizer. 

Vou citar como exemplo um caso real. Aqui na Allmark oferecemos a mentoria para desenvolvimento de líderes. A mentoria Ousea. E um dos nossos mentorados chegou aqui justamente com essa queixa.

Durante as etapas da mentoria, descobrimos juntos que tudo não passava de uma falha de comunicação: o líder não sabia transmitir esse propósito aos seus colaboradores. Ou seja, esse propósito não estava claro para ninguém. E, portanto, não havia alinhamento entre a equipe: era cada um seguindo o caminho que achava melhor.

Só há clareza quando essas metas e objetivos são claras para o líder, antes de qualquer coisa. Em seguida, é preciso que o líder conheça os seus liderados para que, assim, consiga identificar a melhor maneira de comunicá-las — seja por meio de reuniões, campanhas internas, incentivo de boas práticas, entre outras ações. 

3. Chamar as pessoas pelo nome e as trate como você gostaria de ser tratado

No livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, clássico de Dale Carnegie, há lições fundamentais sobre tratamento de pessoas e influência. Uma das mais importantes parece óbvia, mas é tão esquecida e subestimada que deve ser reforçada: trate as pessoas como você gostaria de ser tratada.

E o que isso significa, na prática?

  • Chame as pessoas pelo nome;
  • Cumprimente-as com entusiasmo;
  • Demonstre interesse genuíno por elas;
  • Escute atentamente o que elas têm a dizer.

As pessoas não estão interessadas em atingir as metas da sua empresa ou colaborar para aumentar o seu faturamento. O que preenche o pensamento de todo e qualquer indivíduo são os próprios problemas. A fatura do plano de saúde, a mensalidade da escola das crianças, a viagem que querem fazer no final do ano.

Se você quer motivar pessoas, precisa, primeiro, interessar-se pelos problemas delas. Depois, mostrar que quando ela realiza o próprio trabalho com excelência, a empresa cresce, ela cresce junto — o que vai ajudá-la a resolver os próprios problemas.

Essa é, sem dúvida, uma das mais importantes dicas de liderança na empresa.

Valorizar verdadeiramente as pessoas 

Qual foi a última vez que você recebeu um elogio sincero? É provável que você se lembre da sensação que sentiu. Afinal, o reconhecimento faz maravilhas pela nossa autoconfiança, mesmo em dias ruins.

Existe uma frase de William James, filósofo e psicólogo americano, que diz “O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de ser apreciado”. Isso diz muito sobre quão poderoso é saber valorizar as pessoas. 

Funcionário fez um bom trabalho? Elogie. Reconheça o esforço feito para atingir uma meta, oferecer um atendimento impecável ou por ser proativo na resolução de determinado problema. Você vai ver o quanto essa atitude tão simples pode ter grande impacto no desempenho das pessoas. 

Dale Carnegie cita em seu livro uma história real para ilustrar a poder do reconhecimento. 

Uma líder identificou que um dos seus funcionários não estava desempenhando tão bem suas funções. A coisa era tão feia, o serviço executado era tão ruim, que ele começou a ser alvo de zombaria dos próprios colegas de trabalho. 

Todas as tentativas de chamar a atenção do funcionário pareciam não funcionar, mas a líder notou uma coisa: ele não era péssimo o tempo todo. Vez ou outra ele fazia o seu serviço bem feito. Então, ela passou a elogiar publicamente todas as vezes que via o cara executando um bom trabalho.   

Resultado? A postura mudou. O bom trabalho se tornou cada vez mais frequente e ele se tornou um dos melhores funcionários da empresa. Ou seja, o elogio sincero alcançou os resultados esperados.

Gostou das dicas de liderança na empresa?

Como você viu, liderar é muito sobre saber lidar com as pessoas, criar vínculo, reconhecer e ouvir. Mas não basta saber o que fazer, é preciso executar.

Anote essas dicas de liderança na empresa e coloque-as em prática. É provável que elas provoquem mudanças expressivas nos resultados do seu negócio.
E se precisar de uma ajuda mais pessoal, conheça mais sobre a mentoria de líderes Ousea aqui da Allmark.

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