Seu nome é sua marca? Também precisa registrar
- Allmark |
- 20 de abril de 2021 |
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Com o crescimento da utilização das redes sociais para autopromoção, virou tendência utilizar o próprio nome como marca
Juliette Freire (@juliette.freire), de 31 anos, tinha pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram quando entrou na 21ª edição do Big Brother Brasil. Agora ultrapassa 17,7 milhões e seu perfil só cresce, aparecendo no ranking dos maiores influenciadores do Instagram Brasil.
A paraibana virou marca e ainda nem sabe disso!
O nome de Juliette pode ser encontrado frequentemente nos tópicos mais comentados, e marcas patrocinadoras do BBB também aproveitam sua popularidade, como a Lacta, por exemplo, que disponibilizou cupons de desconto específicos para fãs da moça e viu esgotar em seu site oficial o Ovo de Páscoa preferido dela.
Fizemos uma pesquisa e verificamos que o nome patronímico Juliette Freire ainda não tem registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Importante ressaltar que no caso de pessoas famosas, seu nome não pode ser registrado como marca por terceiros, sem a sua prévia autorização por escrito. Somente o(a) famoso(a) pode fazer o registro da própria marca, para produtos que defina como associados a seu nome.
PESSOA FÍSICA PODE SER MARCA
Juliette Freire não previu que sua entrada no programa a tornasse tão famosa, a ponto de seu nome virar uma marca. Sim, pessoa física também pode ser uma marca!
Anteriormente o INPI não autorizava o registro de marcas em nome de pessoa física, mas, hoje, já é possível ser feito, o que facilita bastante e, aliás, acompanha uma tendência, pois mais pessoas estão utilizando o próprio nome como marca, possivelmente em decorrência do maior uso das redes sociais e do crescimento da chamada economia digital.
“O ponto para o qual chamamos atenção é que muitas pessoas não acreditam que, usando o mesmo nome, tem necessidade de registrá-lo como marca, mas é extremamente importante que se faça o registo também do nome patronímico”, enfatiza o mentor de marcas da Allmark, Edmilson Lima.
Muitas empresas têm o mesmo potencial da Juliette e ainda não entenderam que podem tornar sua marca valiosa. O caso da BBB cria uma oportunidade para quem ainda não fez seu registro de marca, seja pessoa física ou jurídica, atentar-se para a importância de dar este passo decisivo de regularização.
#ficaadica
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