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Conheça os tipos de marca no INPI e suas classificações

Você sabia que a Coca-Cola possui 9 registros em apenas uma marca? Isso porque existem diferentes tipos de marca INPI. Assim, a Coca-Cola registrou cada elemento de sua marca, desde a estilística da letra ao pequeno desenho de onda e todos os detalhes.

Isso acontece porque existem diferentes tipos de marcas que precisam ser identificadas e registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, para ela ser considerada, de fato, a marca da sua empresa, impedindo o uso indevido. 

Nesse sentido, até mesmo cores ou hologramas podem constituir uma marca. No entanto, a maioria é dividida em 4 categorias que você vai conhecer neste artigo. Mas, antes, retomamos o conceito de marca. Confira!

O que é marca

Segundo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a marca se trata de qualquer sinal distintivo para identificar a origem e distinguir produtos ou serviços idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Isto quer dizer que a marca serve para evitar qualquer desvio de clientela.

Para se ter ideia, existem marcas tão valiosas que custam até mais que todo o patrimônio material da própria empresa. Por exemplo, o Yakult e o McDonald 's. Sabe o que todas essas grandes marcas têm em comum? Elas são registradas.

Sendo assim, com registros corretamente realizados é que o negócio está realmente protegido e livre de plágios. No entanto, para realizar este registro é preciso saber que existem diferentes tipos de marca no INPI.

4 Tipos de marca do INPI

As marcas variam conforme sua apresentação. Assim, para realizar o registro de maneira correta é preciso entender as diferenças entre os principais tipos de marcas existentes, sendo:

  • Nominativas;
  • Figurativas;
  • Mistas;
  • Tridimensionais.

Então, conheça alguns detalhes sobre cada um desses tipos nos tópicos a seguir.

  1. Marca Nominativa

Como diz o nome, se trata de um nome. Isto é, a marca é composta exclusivamente por palavras, letras ou números. Não há distintividade, se trata somente de palavras, sem design nem símbolo.

Vale destacar que se a marca possui um tipo de grafia especial, ela passa a ser mista, como no caso da Coca-Cola. Porém, ao ser nominativa, como a Philips, por exemplo, possui vantagens em seu modo de uso, apresentando mais flexibilidade.

  1. Marca Figurativa

Ao pensar em tênis, por exemplo, já vem em sua cabeça um símbolo, não é? Como uma onda, a Nike possui a característica figurativa de marca bem forte. Assim como quando você pensa em um carro e imagina logo o símbolo da Chevrolet ou do Audi, por exemplo.

Isto é, marcas figurativas são representadas por sinais visuais, compostas por um desenho, imagem ou símbolo. Caso se trate de letras em alfabetos estrangeiros ou ideogramas, como árabe, hebraico, japonês ou chinês ainda assim serão figurativas.

Um bom exemplo para esta categoria é a Apple, em que consumidores do mundo todo reconhecem a maçã mastigada. Embora este tipo de marca seja o menos registrado no INPI, é importante registrá-lo caso deseje usar um símbolo em conjunto ou individual.

  1.  Marca Mista

Neste caso, se trata de um logo e um nome, ou seja, a combinação de um elemento verbal com um elemento figurativo. Neste caso, com apenas um registro você estará protegendo a identidade visual de sua empresa.

No entanto, ao registrá-la como mista, você sempre precisará usá-la em conjunto, ou seja, o nome mais o símbolo. Assim, caso altere o logotipo ou queira usar os elementos em separados, precisará ter registros diferentes. 

Como exemplo deste tipo de marca, temos a Adidas, a LG e o McDonalds. Então, em algumas situações, você pode ver somente o nome ou símbolo e reconhecer a marca de forma independente. 

  1. Marca Tridimensional

Este tipo de marca busca a identificação do público por meio do formato físico. Desta forma, algumas empresas registram o formato de seus produtos, como embalagens ou até mesmo uma garrafa de refrigerante, como no caso da garrafinha de vidro da Coca-Cola.

Contudo, para registrar uma marca deste tipo, a forma tridimensional não pode estar interligada à função técnica do produto ou serviço. Por exemplo, uma empresa de bolas de futebol não pode registrar uma esfera como sua marca tridimensional.

O Yakult, o chocolate Toblerone e o Ketchup Heinz possuem marcas tridimensionais bastante conhecidas pelo seu público, assim como a garrafa de Coca-Cola.

3 Tipos de classificação de marcas quanto à natureza

Além dos diferentes tipos de marcas existentes que citamos, existe também uma classificação de marcas em relação à natureza, que pode ser reconhecida como:

  1. Produto ou Serviço

Esta categoria serve para diferenciar um produto ou serviço de outros idênticos, ou semelhantes. Ou seja, a Adidas, a Nike, a Coca-Cola, a Colcci, entre outras.

  1. Marca Coletiva

Neste caso, refere-se a produtos ou serviços de empresas coletivas, ou seja, entidades que oferecem produtos ou serviços iguais ou semelhantes, mas com origens diversas, por exemplo:

  • Cooperativas;
  • Federações;
  • Sindicatos;
  • Consórcios;
  • Associações;
  • Confederações.

Como exemplos de marcas coletivas conhecidas citamos a Unimed, a Coamo Industrial Cooperativas ou a Vinhos do Brasil, por exemplo.

  1. Marca de certificação

Por fim, este tipo de marca atesta a conformidade de um produto ou serviço segundo normas e especificações técnicas, referentes à qualidade, a natureza, material usado e metodologia empregada. 

A mais famosa neste caso é o INMETRO, mas ainda existem outras como a FSC (Certificação Ambiental) ou ISO (Certificação Padronização). Vale lembrar que este tipo de marca não substitui nem dispensa os selos de inspeção sanitária ou qualquer outro regulamento.

Novos formatos de marca

Você sabia que, por vários anos, novos formatos de marcas foram registradas ou ao menos aconteceu uma tentativa de seu registro? É o caso de marcas sonoras ou vídeos. Algumas empresas decidiram adotar um som como sua marca.

Contudo, faltavam elementos para o consumidor reconhecer a marca. Até porque uma marca sonora poderia ser representada por uma pauta, mas o mesmo não acontecia com o som. Em relação aos vídeos, se trata de uma série de imagens sucessivas que representam um vídeo inteiro.

Algumas pessoas chamam de “marca do movimento”. Não se tem ao certo registros comprovados, mas tentativas não faltaram. No entanto, os 4 tipos que citamos acima existem e várias empresas já sabem da importância do registro formal.

Afinal, a maioria dos produtos que consumimos em nossa rotina, desde o cafezinho da manhã até o moderno smartphone, possui uma marca que se diferencia de seus concorrentes, não é?

Portanto, é inegável que as marcas fazem parte de nossas vidas e são um dos pilares mais importantes de quem busca grandes resultados. Assim, esperamos que este conteúdo tenha esclarecido quais os tipos de marcas existentes no INPI.

Mas, se você ficou com alguma dúvida, entre em contato agora! Envie sua mensagem para a Allmark, a empresa é especializada em Registros de Marcas há quase duas décadas e está pronta para te ajudar a mostrar ao mundo o que você tem de melhor.

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