Capa do artigo "Como ter liderança estratégica? 3 benefícios e 5 dicas práticas para desenvolver essa habilidade"

Como ter liderança estratégica? 3 benefícios e 5 dicas práticas para desenvolver essa habilidade

Sete em cada 10 profissionais não confiam em seus líderes, revela pesquisa realizada pela Oracle. Assim, entender como ter liderança estratégia é fundamental para mudar essa situação.

Além disso, toda empresa busca aumentar seus resultados. Portanto, contar com metas e prazo bem definidos, além de uma gestão assertiva e com controle de todos os processos são fatores fundamentais para alcançar a meta tão sonhada.

Com as mudanças tecnológicas, empresas precisam se adequar às novas demandas que surgem. Entre elas, a necessidade da liderança estratégia que assume a posição da chefia clássica, engessada e autoritária. 

Quer entender melhor sobre este tema e saber como ter liderança estratégia em sua empresa? Acompanhe este artigo e confira 3 benefícios de desenvolver essa habilidade e 5 dicas práticas para isso.

O que é liderança estratégica?

Antes de aprender em como ter liderança estratégica, precisamos diferenciar o verdadeiro líder de um mero chefe. Isso porque ambos os conceitos se confundem com frequência. 

Contudo, enquanto a liderança estratégica se trata de um modelo de gestão visionário que foca no crescimento da empresa. A chefia, por outro lado, é centralizadora, direcionada em cumprir tarefas, não resultados. Veja:

O Chefe

A pessoa que está no cargo de chefiar algo ou alguém, é simplesmente aquela pessoa que dá as ordens, o papel dela é única e exclusivamente essa: mandar.

Em geral, o chefe é aquela pessoa que age de maneira autoritária. Uma vez que possui maior conhecimento técnico, acredita que precisa concluir suas metas, independente de qualquer problema.

O Líder

Um líder é alguém que, mesmo sem ter a intenção, acaba organizando e liderando, seja um projeto ou uma equipe. E, o seu grande diferencial é que ele, não apenas ordena o que cada indivíduo deve fazer, como também ajuda e participa daquilo que está envolvido.

Portanto, a liderança estratégica se trata de gerenciar, organizar e até mesmo delegar funções. Mas, tendo sempre uma visão estratégica tanto da empresa quanto dos funcionários para que tudo ocorra de forma coerente e sem conflitos desnecessários.

Ou seja, para ter liderança estratégica dentro da sua empresa é necessário conhecer bem o seu espaço de trabalho e com quem você trabalha. Assim, você terá maiores chances de conseguir se organizar e crescer no seu ramo.

Qual a importância da liderança estratégica?

Quando pensamos em como ter liderança estratégica e na sua importância dentro de uma empresa, a primeira coisa que nos vem à mente é como isso se aplica em meu empreendimento. Afinal, é preciso desenvolver liderança estratégia para ter bons resultados? 

A resposta é simples: ao ter metas a cumprir em determinados prazos, você precisa respeitá-los. Para isso, os funcionários precisam trabalhar de forma condizente com a quantidade do que você tem de produzir.

E, quando aqueles que estão trabalhando se sentem bem e inspirados, o serviço rende mais e numa qualidade ainda maior, por conta do bem-estar em que todos eles se encontram. 

Assim, aprender como ter liderança estratégica dentro do seu ambiente profissional é importante porque um bom ambiente torna o trabalhador melhor do que ele já é. Deste modo, você aumenta a qualidade final daquilo que produz.

3 Benefícios de liderança estratégica

Ao desenvolver uma liderança estratégica em sua empresa, muitos benefícios surgem. Conheça a seguir os 3 principais:

  1. Aumento da produtividade

Quando alguém foca em desenvolver uma liderança estratégica, toda a empresa entra no mesmo ritmo, fazendo com que cada tarefa siga seu percurso. Assim, nenhum setor atrapalha o outro com coisas desnecessárias.

  1. Diminuição da burocracia

Ao trabalhar com a organização baseada em uma estratégia específica para sua empresa e suas necessidades, a burocracia acaba diminuindo automaticamente. 

Pois, tudo fica mais fácil de ser organizado já que tem um setor específico que cuida apenas disso. Sem contar os recursos tecnológicos que serão adicionados para que todos os procedimentos se tornem mais eficientes. 

  1. Melhora dos resultados

Um dos grandes propósitos da liderança de estratégia é o relacionamento que a empresa tem com os funcionários e as relações que eles têm entre si. Assim, o ambiente se torna agradável para todos e as metas são concluídas com êxito. 

Afinal, ao motivar seus funcionários, eles se sentem mais confortáveis para melhorarem naquilo que já são bons. Sem falar que eles também criam autonomia, se tornando proativos e até mesmo autodidatas, podendo agregar novas ideias, projetos e melhorias. 

5 Dicas para ser um bom Líder Estratégico

Até certo tempo atrás, algumas pessoas pensavam que a liderança era uma característica inata. A boa notícia é que essa habilidade pode e deve ser treinada. Desta forma, qualquer pessoa pode desenvolver as competências necessárias para ter liderança estratégia.

Pensando nisso, confira nossas 5 dicas práticas e eficiente para desenvolver essa habilidade tão valorizada no mundo empresarial:

  1. Nunca esqueça do espírito de equipe

Lembre-se que ser um líder difere de ser um chefe e para ser um bom líder você precisa estar sempre em conjunto e harmonia com a sua equipe. Caso contrário, conflitos podem ser gerados e até mesmo acabar prejudicando sua empresa.

  1. Conheça e invista na sua equipe

Ao conviver com sua equipe você pode conhecer cada membro de forma única, e assim trabalhar em cima dos pontos fortes e fracos de todos eles. Portanto, use a estratégia para que sua empresa tenha melhores resultados.

Vale destacar que você também pode melhorar as condições de trabalho de seus colaboradores com treinamentos qualificados para que eles consigam superar suas dificuldades. Assim,  alcançarão as próprias metas mais facilmente.

  1. Não descuide dos processos

Quando acompanhamos os processos de perto, temos mais noção daquilo que podemos fazer e fica bem mais fácil determinar tudo que precisamos para chegar lá.

Nesse sentido, é importante que você verifique as evoluções da empresa conforme os resultados que vêm sendo apresentados. Deste modo, você:

  1. Saiba utilizar a tecnologia ao seu favor

Com a tecnologia, todo seu trabalho será mais rápido e eficaz. Afinal, novas ferramentas permitem mais agilidade nos serviços, grandes desempenhos, melhor conhecimento de marketing e propaganda, equipes autônomas e muitas outras vantagens.

Portanto, acompanhe as tendências e conheça os recursos e as novidades tecnológicas de seu setor. Desta forma, você otimiza processos e tarefas.

  1. Planeje sempre

O planejamento pode ser feito de várias maneiras, mas cabe ao líder estratégico saber identificar qual se encaixa melhor para os resultados que procuram. Assim, é possível identificar e reconhecer problemas ao longo do caminho e apresentar as melhores soluções para o negócio.

Vale destacar que um líder estratégico é aquele que visa o crescimento da empresa, mas também de todos os seus colaboradores. Na prática, isso significa que o planejamento estratégico precisa ser revisto a todo momento.
Você gostaria de desenvolver e implementar a liderança estratégica em sua empresa? Conte com a Allmark para isso e conheça mais sobre nossa mentoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba o que é nulidade administrativa de registro de marca e quem pode fazer esse requerimento

Saiba o que é nulidade administrativa de registro de marca e quem pode fazer esse requerimento

Você fez o pedido de registro da sua marca, o mesmo foi aprovado pelo INPI e já está há alguns meses com a sua marca, ninguém mais pode tirar esse registro de você, certo? Na verdade, não. Para evitar isso, é fundamental saber o que é nulidade administrativa de registro de marca. Esse processo pode […]

LEIA MAIS
O que é e como registrar uma propriedade intelectual

O que é e como registrar uma propriedade intelectual

Se você é um empreendedor, inventou algum produto ou até mesmo escreveu um livro, já deve ter pensando na possibilidade de proteger as suas criações, para isso, é fundamental saber como registrar uma propriedade intelectual. A propriedade intelectual se divide em diferentes tipos e o formato de proteção também muda conforme eles. Pensando nisso, elaboramos […]

LEIA MAIS
Capa do artigo "O que é registro de marca: descubra quais as etapas envolvidas + 3 razões para registrar"

O que é registro de marca: descubra quais as etapas envolvidas + 3 razões para registrar

Se a sua marca não possui registro, ela não é sua. A única forma de proteger a sua marca contra uso indevido e plágio é fazendo o seu devido registro. Portanto, descubra agora o que é registro de marca e como fazer o seu. Após registrado, o nome de uma empresa é também um bem. […]

LEIA MAIS